CI

Mel é aliado da imunidade

O mel é considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante


Foto: Eliza Maliszewski

Segundo o último levantamento feito pelo IBGE, em 2017, a produção anual é em média de 41.594 toneladas. São inúmeros os tipos de mel no Brasil. De acordo com a Epagri, só em Santa Catarina, as abelhas podem produzir mais de 100 tipos de méis silvestres com cor, aroma, sabor e consistência diferentes, devido à diversidade de plantas e tipos de solo. 

A composição química do mel é uma grande aliada para aumentar imunidade e assim tornar o organismo mais resistente aos processos infecciosos, como as gripes, resfriados  e dores de garganta. Dentre as substâncias estão vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos, considerados compostos bioativos, ou seja, que trazem benefícios à saúde dos consumidores. Além disso, o mel é considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante. Cada tipo traz um benefício diferente para a saúde.

Mel silvestre – é produzido pelas abelhas a partir do néctar coletado em uma grande variedade de plantas. Esse mel é considerado de excelente qualidade e seu sabor, aroma e consistência variam de acordo com as floradas predominantes na época em que é produzido. A coloração mais escura indica maior concentração de sais minerais, enquanto os méis mais claros normalmente são mais suaves. 

Mel de eucalipto – apresenta coloração âmbar e sabor mais forte. Nesse tipo de mel predominam os seguintes. É uma boa pedida para quem precisa de um expectorante.

Mel de laranjeira - tem uma cor clara, aroma suave e o sabor com um leve toque cítrico. Ele pode ser um bom aliado de quem tem dificuldades para dormir por ajudar a combater a insônia, além de também melhorar o funcionamento do intestino.
Mel jataí - tem cor clara e sabor levemente ácido. Ele é ótimo para amenizar os sintomas de gripes por ter ação descongestionante, além de também funcionar como um aliado para aumentar a imunidade do organismo.

Melato – O melato não é produzido a partir do néctar das flores e sim a partir de exsudatos da bracatinga, misturados a enzimas produzidas por cochonilhas, que são pequenos insetos que atacam o tronco dessa planta. 
É um mel único, de coloração escura, bastante apreciado e valorizado no exterior. Possui compostos que dão ao produto propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antitrombóticas.

Para aproveitar melhor as características, consuma mel natural, já que os industrializados perdem em vitaminas e antioxidantes, e podem acabar sendo mais prejudiciais que o açúcar refinado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.