Melancia: tratamento de sementes protege a lavoura e reduz custos de produção
Os equipamentos utilizados no tratamento devem garantir que não ocorra subdose nem superdose do produto químico
O tratamento de sementes ainda gera muitas dúvidas aos produtores rurais. Para algumas culturas, como a soja, a tecnologia de tratamento industrial avançou e muitos produtores estão habituados a comprar as sementes já tratadas pela sementeira ou obtentoras (empresas que investem em programas de desenvolvimento de cultivares).
Ainda assim, alguns agricultores optam por fazer o tratamento de sementes caseiro. No cultivo de melancia, por exemplo, o recomendável é comprar as sementes já tratadas. Segundo dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo IBGE, em 2016 o Brasil produziu 2.090.432 toneladas de melancia, recuo de 1,4% em relação ao ano anterior.
De acordo com Eduardo Cleto, gestor de produtos da Sakata, empresa de sementes, o tratamento protege a área plantada e evita a contaminação por fungos. Além disso, é uma alternativa para reduzir os custos de produção. “O tratamento previne a entrada de doenças nas sementes e nas plântulas, reduzindo os gastos com a pulverização de defensivos agrícolas em área total após a semeadura”, explica Cleto.
A recomendação do especialista é para que o produtor compre as sementes de melancia já tratadas, a fim de evitar a intoxicação da pessoa que vai realizar o procedimento e também para ter a certeza que houve uma cobertura eficaz das sementes com o produto químico. “Os equipamentos utilizados no tratamento devem garantir que não ocorra subdose nem superdose do produto químico, causando ineficiência de ação ou toxicidade na plântula, respectivamente”, diz o gestor.
4 dicas para ter uma semente de melancia com qualidade
1 – Sementes de melancia
Ao comprar sementes de melancia, é necessário escolher produtos com certificação fitossanitária de origem, de empresas idôneas e nunca adquirir sementes de terceiros, sem registro, conhecidas no setor como F-2, explica o gestor de produtos da Sakata.
2 – Tratamento de sementes dentro ou fora da propriedade?
“O ideal é a semente ser tratada antes de ser embalada para evitar a contaminação por fungos durante o armazenamento”, afirma Cleto. A maioria das empresas que comercializa sementes realiza o tratamento antes de embalar, sendo o padrão a comercialização das sementes já tratadas.
3 – Cuidados durante o tratamento
Embora não seja recomendado, caso seja feito na propriedade, o tratamento deve ser realizado seguindo as informações contidas na bula do produto, respeitando as dosagens recomendadas e utilizando o Equipamento de Proteção Individual (EPI).
4- Semente de melancia bem tratada
De acordo com Cleto, o tratamento proporciona maior proteção à semente contra fungos, e também durante os estágios suscetíveis da plântula, principalmente em condições desfavoráveis ao desenvolvimento da cultura e durante o armazenamento.