CI

Melhores equipamentos de irrigação de tomate

É recomendável consultar um especialista em irrigação ou um agrônomo para obter recomendações específicas para cada tipo de plantio


Foto: Divulgação

As máquinas de irrigação para tomate são equipamentos que auxiliam na aplicação eficiente de água para o cultivo de tomateiro, garantindo um suprimento adequado de água para as plantas de forma controlada e econômica. 

Existem vários tipos de máquinas de irrigação disponíveis para o cultivo de tomate, entre eles, o mercado oferece o sistema de irrigação por aspersão que possibilita que, a água seja borrifada sobre as plantas através de aspersores. Pode ser utilizado em diferentes estágios de desenvolvimento do tomateiro, desde a semeadura até a fase de frutificação. 
Outra técnica bastante utilizada e de excelentes resultados é, o sistema por gotejamento. A água é aplicada diretamente na base das plantas. O gotejamento é lento, feito com o auxílio de  tubos perfurados ou gotejadores, possibilitando  uma aplicação mais precisa e direcionada de água. 

É uma opção eficiente e econômica, pois reduz as perdas de água por evaporação e lixiviação de nutrientes. Já no sistema de irrigação subterrâneo, a água é aplicada abaixo da superfície do solo, diretamente nas raízes das plantas, também por meio de tubos perfurados enterrados no solo. Esse sistema é especialmente indicado para o cultivos de tomate em estufas, onde a aplicação de água na superfície pode causar doenças foliares. 

No Sistema por microaspersão a irrigação é, intermediária entre os dois sistemas já citados.  Feita com a liberação de gotas maiores do que no sistema de aspersão, porém ainda mais finas do que no sistema de gotejamento, garantindo uma aplicação mais uniforme da água. A opção é adequada também para cultivos de tomate em estufas ou em áreas com ventos fortes, onde a aplicação de água precisa ser mais direcionada. 

Existe também a irrigação por fita gotejadora, que são colocados ao longo das fileiras de plantas de tomate. A fita libera água diretamente no solo, proporcionando uma aplicação precisa e economizando água. 

Para escolher o sistema de irrigação mais adequado para as condições específicas de cultivo de tomate é, preciso  levar em consideração fatores como a disponibilidade de água, o tipo de solo, a topografia do terreno, o clima local e as necessidades hídricas das plantas. 

A correta seleção e manejo do sistema de irrigação podem contribuir para um cultivo eficiente e sustentável de tomate.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7