CI

Melhorou poder de compra do milho no semestre; o da soja caiu

O poder de compra do produtor de frangos em relação à principal matéria-prima do setor aumentou significativamente no primeiro semestre de 2009


Mais por conta da desvalorização do milho – cujos preços recuaram perto de 20% no primeiro semestre – do que pelo incremento de preços do frango vivo (valorização de cerca de 15% no período), o poder de compra do produtor de frangos em relação à principal matéria-prima do setor aumentou significativamente no primeiro semestre de 2009. Comparativamente ao mesmo período de 2008, o volume de frango vivo necessário para aquisição do grão decresceu 31%.

Mas isso não se repetiu em relação ao farelo de soja, a despeito da valorização do frango. No caso, houve perda, embora ligeira, do poder aquisitivo, visto que a aquisição do produto exigiu volume 4,4% maior de aves vivas.
No setor de postura, os resultados foram menos favoráveis, pois o poder de compra do milho, embora também maior, teve um incremento inferior ao observado com o frango. Ou seja: o volume de ovos necessários para a aquisição do grão recuou 13%, contra 31% do frango.

Opostamente, o poder de compra do farelo de soja teve um recuo significativamente maior que o do frango, o produtor necessitando de um volume de ovos quase 33% maior para adquirir a mesma quantidade do produto adquirida há um ano.


Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.