Mercado do boi mantém preços apesar da incerteza
Exportação de carne cresce 36% em novembro
Foto: Sheila Flores
A análise divulgada nesta terça-feira (18) pelo informativo Tem Boi na Linha, da Scot Consultoria, aponta que o mercado do boi gordo registrou estabilidade nas praças pecuárias paulistas. Segundo o boletim, “as cotações estão estáveis”, mesmo diante da incerteza relacionada a possíveis mudanças nas salvaguardas de importação da China. A consultoria informa que a maioria dos frigoríficos manteve as ordens de compra em função da oferta ajustada de bovinos. Parte dos compradores iniciou negociações com preços menores que os de ontem, “mas sem negócios consolidados”, o que resultou na manutenção das cotações.
As escalas de abate atendiam, em média, a oito dias, e todos os preços considerados eram brutos e com prazo.
Em Minas Gerais, a consultoria destaca que a menor oferta de gado em algumas regiões ajudou a sustentar os preços. No entanto, o “escoamento moroso de carne bovina desestimulou os negócios”, o que manteve a arroba sem alterações na comparação diária, em todas as categorias e praças pecuárias.
No comércio exterior, as exportações brasileiras de carne bovina in natura somaram 163,6 mil toneladas até a segunda semana de novembro. A média diária ficou em 16,3 mil toneladas, um avanço de 36,3% frente ao ritmo registrado no mesmo período de 2024. A cotação média da tonelada alcançou US$ 5,5 mil, aumento de 13,5% na comparação anual.