CI

Mercado interno do algodão permanece estável, mas com variações no externo

Volume de pluma estocada no mercado mundial pode jogar preços para baixo



O estado do Mato Grosso deve elevar a produção de algodão para 967,4 mil toneladas, conforme nova estimativa da safra 2013/14. Com isso, o quadro de oferta se eleva para 981,4 mil/t. 

Já a demanda pelo algodão do MT, na nova estimativa de oferta e demanda, deve ser de 97,9% da oferta, 960,4 mil toneladas, 10% superior à da safra 2012/13, sendo 543 mil toneladas para o mercado brasileiro, e 364 mil toneladas para exportação, 36% a mais do que na safra passada, restando 21 mil toneladas em estoque final. 

No entanto, a luz amarela deve permanecer acesa, segundo analise do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

"A demanda interna já age de forma lenta, a fim de repor seus estoques, evitando grandes elevações nos preços, assim como fez na safra passada. E os preços externos também não animam. Enquanto já são esperados estoques mundiais recordes, as grandes lavouras dos EUA vêm apresentando ótimo estado. Portanto, se o câmbio não se elevar, o algodão mato-grossense tem tudo para ser negociado a patamares menores que os atuais", adverte o informativo.

O contrato com fechamento em julho/15 fechou a semana cotado a cents de US$ 71,28/lp, após queda semanal de 5%, ocorrida devido à expectativa de grande produção de algodão nos Estados Unidos (EUA).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.