CI

Mestrado da UFSCar prorroga inscrição

Programa de Pós-Graduação é o primeiro no Brasil no segmento de monitoramento ambiental


Programa de Pós-Graduação é o primeiro no Brasil no segmento de monitoramento ambiental

O campus Sorocaba da UFSCar inicia em 2012 as atividades do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA). As inscrições do primeiro processo seletivo para o mestrado foram prorrogadas até o dia 9/12 e podem ser feitas pessoalmente ou pelos Correios.


O Programa visa formar profissionais com forte base científica e tecnológica, voltados à crescente demanda do mercado regional e nacional de recursos humanos especializados nas áreas de Biotecnologia e Monitoramento Ambiental. Ele é dividido em duas áreas de concentração: Biotecnologia Molecular e Celular e Monitoramento Ambiental.

A área de Biotecnologia Molecular e Celular é direcionada ao estudo da estrutura, dinâmica, função, evolução e engenharia de biomoléculas, em especial proteínas e enzimas e biomateriais. Os conhecimentos gerados por esta área convergem para o desenvolvimento de novos bioindicadores, biomarcadores moleculares e celulares, e biomateriais para utilização em biossensores e nanobiossensores destinados ao monitoramento biológico e ambiental. Suas linhas de pesquisa são "Biofísica e Biomateriais", e "Bioquímica e Engenharia de Biomoléculas".
Já a área de Monitoramento Ambiental fomenta o desenvolvimento sustentável de comunidades biológicas e humanas, tanto no que tange à utilização racional dos recursos naturais e à melhoria das condições ambientais, quanto à sustentabilidade da organização social e qualidade de vida. Essa área de concentração subsidiará o uso de organismos, compostos químicos, emissão de gases e mudanças na paisagem como indicadores de alterações ambientais, bem como a aplicação de microrganismos na remediação de áreas contaminadas. Desta forma, ela visa a interdisciplinaridade e a formação ampla do pós-graduando dentro e entre as diferentes áreas de concentração do Programa. Além disso, ela objetiva fornecer conhecimentos resultantes da pesquisa básica em biociências (biofísica, bioquímica, biologia celular, morfologia, fisiologia, microbiologia) e ecologia. Suas linhas de pesquisa são "Ambiente e Saúde" e "Bioprocessos e Análise Ambiental".


O PPGBMA possui um grupo de docentes altamente qualificados em diversas especialidades e uma ampla rede de cooperações com institutos de referência nacionais e internacionais.

As inscrições no processo seletivo devem ser feitas na Secretaria do PPGBMA, no Edifício da Biblioteca do campus Sorocaba da UFSCar, ou pelos Correios. Neste caso, serão consideradas válidas apenas as correspondências enviadas dentro do período das inscrições e com a documentação completa exigida no Edital, que está disponível no site www.sor.ufscar.br/ppgbma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.