México avança em direção a um modelo agroecológico
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
MUNDO

México avança em direção a um modelo agroecológico

A transição que se busca é mudar o modelo agroindustrial
Por: -Leonardo Gottems

Em alguns anos, o México se posicionará como um país modelo na reconversão dos sistemas alimentares para a inclusão agroecológica, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Víctor M. Toledo, ao participar da inauguração virtual do Seminário Internacional de Agroecossistemas: alimentos, biodiversidade e resiliência. O governante federal explicou que para a secretaria que dirige e para o governo como um todo, a agroecologia constitui um tema fundamental para as políticas ambientais, agrícolas e pecuárias intimamente ligadas às questões do bem-estar da sociedade. 

A transição que se busca é mudar o modelo agroindustrial para um modelo agroecológico, iniciativa que tem sido apoiada pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou. Nesse sentido, Toledo explicou que a política de meio ambiente atua em sete transições ambientais, e uma delas é o que chamou de produção saudável de alimentos. Para tanto, está sendo elaborado um plano estratégico para a agroecologia com o apoio de um grupo de pesquisadores e em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). 

Além disso, em coordenação com outras dependências do Governo do México, trabalham-se em diversos programas como o Sembrando Vida, do Ministério da Previdência, do qual participam quase 400.000 produtores, com configuração agroflorestal. Anunciou que, junto com as Secretarias de Bem-Estar e Agricultura e Desenvolvimento Rural, será promovido um programa nacional de resgate da cafeicultura, uma vez que a produção do café é realizada por 90% de pequenos produtores, camponeses e famílias indígenas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink