CI

México avança em direção a um modelo agroecológico

A transição que se busca é mudar o modelo agroindustrial


Foto: Eliza Maliszewski

Em alguns anos, o México se posicionará como um país modelo na reconversão dos sistemas alimentares para a inclusão agroecológica, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Víctor M. Toledo, ao participar da inauguração virtual do Seminário Internacional de Agroecossistemas: alimentos, biodiversidade e resiliência. O governante federal explicou que para a secretaria que dirige e para o governo como um todo, a agroecologia constitui um tema fundamental para as políticas ambientais, agrícolas e pecuárias intimamente ligadas às questões do bem-estar da sociedade. 

A transição que se busca é mudar o modelo agroindustrial para um modelo agroecológico, iniciativa que tem sido apoiada pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou. Nesse sentido, Toledo explicou que a política de meio ambiente atua em sete transições ambientais, e uma delas é o que chamou de produção saudável de alimentos. Para tanto, está sendo elaborado um plano estratégico para a agroecologia com o apoio de um grupo de pesquisadores e em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). 

Além disso, em coordenação com outras dependências do Governo do México, trabalham-se em diversos programas como o Sembrando Vida, do Ministério da Previdência, do qual participam quase 400.000 produtores, com configuração agroflorestal. Anunciou que, junto com as Secretarias de Bem-Estar e Agricultura e Desenvolvimento Rural, será promovido um programa nacional de resgate da cafeicultura, uma vez que a produção do café é realizada por 90% de pequenos produtores, camponeses e famílias indígenas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.