Milho ameaçado por La Niña
CI
Imagem: Divulgação
SAFRINHA

Milho ameaçado por La Niña

Fenômeno climático pode afetar rendimento da segunda safra no Centro-Sul do Brasil
Por: -Leonardo Gottems

A segunda safra de milho brasileira deve chegar a 84,28 milhões de toneladas, aponta novo relatório divulgado pela Consultoria AgResource Brasil neste início de Março. De acordo com a nova estimativa, foi feita uma nova redução de um porcento na chamada safrinha, que antes estava projetada para 85,13 milhões de toneladas. 

De acordo com a equipe de analistas de mercado da filial da empresa norte-americana AgResource Company, o motivo dessa diminuição é uma “possível perda de rendimento” diante da expectativa de continuidade do fenômeno climático La Niña na região do Centro-Sul do Brasil. A Consultoria realizou um “crop tour” pelo estado do Mato Grosso durante o mês de fevereiro para verificar o andamento dos trabalhos de semeadura no maior produtor deste cereal no Brasil.

“Estamos vendo um bom avanço do plantio da segunda safra de milho em Mato Grosso e a expectativa é que até o fim da primeira quinzena de março continue assim. Porém, nosso alerta continua sendo para o fato climático por conta da perspectiva de continuidade do La Niña, com possíveis impactos nas lavouras do Centro-Sul do Brasil, além de riscos de geadas, como vimos ano passado”, explica o diretor da AgResource Brasil, Raphael Mandarino.

PRIMEIRA SAFRA MANTIDA

Ainda de acordo com as conclusões do crop tour da Consultoria AgResource Brasil, a primeira safra de milho foi mantida em 19,91 milhões de toneladas, bem como a terceira em 1,77 milhão de toneladas. Assim, a produção total de milho projetada para a temporada 2021/22 é de 105,98 milhões de toneladas, uma queda de 0,80 por cento ante as 106,82 milhões de toneladas previstas anteriormente.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.