CI

Milho de qualidade rende 68 ton de silagem por hectare

Híbrido CD garante alta produtividade para pecuarista de Ouro/SC


Híbrido CD agrada profissional agrícola e garante alta produtividade para pecuarista de Ouro/SC

A chegada do frio diminui as possibilidades de alimentação do gado leiteiro e de corte. Há uma significativa redução das pastagens e, em consequência disso, o pecuarista precisa adotar alternativas. A silagem de milho é uma boa opção. A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec possui amplo portfólio de híbridos indicados especialmente para a silagem de planta inteira e grãos úmidos.

Um dos híbridos CD que tem agradado produtores e chamado a atenção de profissionais da área agrícola é o CD 384Hx. “Aqui na região, eu só recomendo o CD 384Hx para quem produz silagem. Este é o que apresenta o melhor conjunto: grão e planta inteira”, informou o responsável técnico pela unidade da Coperio, em Ouro/SC, Janrrie Soccol.

Quem já esteve na unidade, onde o Soccol trabalha, pode conferir, a espiga do 384Hx, está na parede. “Pendurei uma espiga aqui na parede da unidade, pois ela merece um lugar de destaque. Já tenho vários pedidos deste híbrido. Tudo isso, resultado da produtividade alcançada em algumas propriedades, como aconteceu na lavoura do Rodrigo Lovatel”, explicou. De acordo com Soccol, outro híbrido Coodetec que trouxe bons resultados na região de Ouro é o CD 397YG. Alguns produtores colheram até 160 sacas por hectare.

Palavra do produtor

Em uma área de 20 hectares, no município de Ouro, o agricultor Rodrigo Lovatel planta milho. Em parte da lavoura, o híbrido escolhido foi o CD 384Hx. Ele produziu 68 toneladas de silagem por hectare. Para silagem de grão úmido (pamonha), Lovatel contabilizou 230 sacas por hectare e, colhido seco e limpo, a produtividade alcançou 163 sacas por hectare.

“Gostei muito desse milho. Foi a primeira vez que apostei num híbrido CD e vou continuar plantando. Consegui uma silagem de qualidade e o consumo entre os animais aumentou”, explicou Lovatel. Segundo ele, a indicação do milho CD 384Hx foi de Janrrie Soccol, responsável pela unidade da Coperio, em Ouro. “Não me arrependo de ter seguido a orientação dele.”

Características do híbrido
O híbrido CD 384Hx, lançado em 2010 pela Coodetec, possui alto potencial produtivo, sanidade foliar e, por conta da tecnologia Herculex®I, mantém longe a lagarta-do-cartucho e a broca-da-cana. Para silagem, este híbrido é um dos mais procurados, porque possui alto volume de massa verde, associado à produção de grãos. É importante lembrar também que o milho CD 384Hx pode ser utilizado tanto na safra verão, quanto na safrinha.

Além do híbrido CD 384Hx, a Coodetec possui outras excelentes opções para produtores de milho e de silagem. A Cooperativa aposta nesta cultura e investe na pesquisa. “As necessidades do produtor mudam a cada ano e, nós da Coodetec, estamos preocupados em atender essa demanda. A cada safra novas sementes são apresentadas. São sementes adaptadas a diferentes climas e regiões, com alto potencial produtivo e com sanidade. A Coodetec trabalha para o produtor e possui diversas opções para atendê-lo”, informou o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro.

As informações são da assessoria de imprensa da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.