Milho exportação traz esperança
No Paraguai a safra 2022 já está 97% comercializada

O mercado brasileiro de milho para exportação começou a ter esperança quanto aos preços, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “Os prêmios permaneceram a $ 60 cents/bushel para julho23; recuaram para $ 100 para agosto23 e recuaram para $110 para setembro”, comenta.
“Hoje ouvimos no mercado, de pelo menos duas grandes Tradings, que estão estudando a possibilidade de colocar navios de milho, para carregar no Brasil, para substituir os navios de soja, porque a colheita desta oleaginosa está atrasada. Não é algo comum e nem está consolidado, elas apenas estão pensando em fazer isto. Mas, se fizerem, poderá haver uma nova rodada de demanda por milho brasileiro para exportação nos próximos 30-45dias, o que significa acirramento da disputa com as indústrias interna e, com isto uma pequena possibilidade de elevação dos preços. Nada confirmado, ainda, mas, nossos assinantes estão sabendo em primeiríssima mão e podem se posicionar diante disto”, completa.
No Paraguai a safra 2022 já está 97% comercializada, a de 2023, apenas 14%. “Com uma colheita de soja que, no final, será maior que a estimada e a alguns dias do início da colheita, as vendas do milho de colheita de 2022 que poderia esperar mais alguns meses, já que a soja não ocupava tanto espaço nos armazéns, teria que ser postergada, dado que os rendimentos da soja melhoraram forçando consideravelmente as vendas último minuto. Os preços também ajudaram com melhorias sensíveis no mercado doméstico”, indica.
“A comercialização de milho 22/23 avançou 2 pontos percentuais (p.p.) em fevereiro por 97% vendidos. O plantio do milho da colheita 23/24 pode ser concluído um pouco mais de 50% em fevereiro, mas a comercialização não avançou quase nada no mês, apenas 2 p.p. acumulando 14% vendido. Em relação à comercialização da safra de milho 2023, o custo de produção de custos de produção vs. preços futuros são os menos favoráveis ao agricultor em muitos anos durante este mês de fevereiro e é por isso que as vendas foram reduzidas”, conclui.