Milho safrinha deve ganhar mais espaço em Nova Mutum (MT)

Agronegócio

Milho safrinha deve ganhar mais espaço em Nova Mutum (MT)

A estimativa é que o plantio de milho chegue até 70 mil hectares no município
Por: -Tania Rauber
1 acessos

O atual cenário agrícola deve fazer com que muitos produtores invistam no plantio do milho safrinha, em Nova Mutum (MT). A cultura, que ocupou uma área de 45 mil hectares na safra passada, pode ganhar mais espaço e ser uma boa alternativa para muitos produtores. Segundo o secretário de Agricultura do município, Francisco Moraes Filho, a estimativa é que o plantio de milho chegue até 70 mil hectares.

Um dos fatores que pode influenciar nesta migração de cultura é a redução na área plantada de soja, que chegou a 20% nesta safra, motivada pela dificuldade dos produtores em conseguir recursos para investir nas lavouras. Este ano o município, que é considerado o quarto maior produtor da oleaginosa do país, cultivou cerca de 280 mil hectares, contra 330 mil na safra anterior.

Outro fator que pode fomentar o plantio do milho na safrinha é a boa produtividade obtida este ano. O município colheu, em média, 60 sacas por hectare. O período de chuvas bem distribuído e os poucos investimentos nas lavouras foram favoráveis ao setor. A forte demanda pelo milho nos Estados Unidos, por parte da indústria local do etanol e dos países importadores, também deve elevar a área plantada em 2007.

Além do milho, parte do setor também deve migrar para o plantio de algodão, motivada pelas perspectivas de rentabilidade da pluma que despontam no cenário internacional.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink