Milho tem ritmo acima da média das últimas 5 safras
Paraná, SC e RS lideram semeadura do milho

Segundo análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (29), com base em dados da Conab, a semeadura da primeira safra 2025/26 de milho no Brasil alcançou 20,80% da área estimada. O levantamento aponta que “a semeadura apresentou avanço semanal de 6,10 pontos percentuais”, enquanto, em relação ao mesmo período da safra 2024/25, os trabalhos estão 4,60 pontos percentuais à frente e 2,60 pontos acima da média das últimas cinco safras.
O maior ritmo foi resultado do progresso no Sul do país, com destaque para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até 20 de setembro, a semeadura havia atingido 44,00% no Paraná, 35,00% em Santa Catarina e 66,00% no Rio Grande do Sul. “O desempenho mais acelerado decorre das condições climáticas favoráveis nessas regiões, onde as chuvas recentes garantiram boa umidade no solo para o início das operações”, destacou o relatório.
Apesar do adiantamento, apenas esses três estados iniciaram os trabalhos, representando juntos 36,18% da área nacional projetada para a primeira safra. O Imea acrescenta que, nas próximas semanas, a previsão do NOAA indica precipitações entre 35 e 75 milímetros na região Sul, o que tende a favorecer o desenvolvimento das áreas já plantadas.