CI

Minas Gerais se destaca na produção de mel e própolis

A apicultura é uma boa opção para pequenos produtores e agricultores familiares. Além de queijos, Minas Gerais tem se destacado também na apicultura


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira com revisão de Aline Merladete

As abelhas podem ser fonte de renda para os apicultores, essa atividade relativamente simples demanda menos espaço e investimento se comparada com outras culturas. A apicultura é uma boa opção para pequenos produtores e agricultores familiares. Além de queijos, Minas Gerais tem se destacado também na apicultura. 

O Norte de Minas, por exemplo, tem produzido mel e própolis verde. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a atividade apícola faz parte de 580 munícipios mineiros. São mais de 45 mil empregos, só o ano passado foram produzidas mais de 7.155 toneladas desse tipo de produto em terras mineiras. A estimativa é que esse número cresça para 7.512 toneladas em 2022. 

O Norte do Estado, tem se destacado por causa da produção de mel aroeira, que recebeu o registro de Indicação Geográfica, na espécie Denominação de Origem. A região norte, produz em média 450 toneladas por ano. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de Minas tem 6.617 apicultores e mais de 150 associações apícolas. Além do mel, Minas Gerais se destaca também na produção de própolis verde exportado para os Estados Unidos. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.