CI

Morre aos 106 anos Fernando Penteado Cardoso

Ficou conhecido depois de criar e dirigir a Manah Fertilizantes por mais de 50 anos


Foto: Divulgação

Faleceu nesta terça-feira (7) o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso. Ele nasceu em São Paulo, em 1914, em plena turbulência da primeira guerra mundial e, portanto, tinha 106 anos e completaria 107 no próximo dia 19. Ficou conhecido depois de criar e dirigir a Manah Fertilizantes por mais de 50 anos, antes dela ser adquirida pela Bunge, em 2000. Também idealizou e implantou a Fundação Agrisus em 2001, única entidade privada dirigida à pesquisa agronômica, que recebe projetos de todas as partes do país. Também era empresário rural em várias cidades do interior paulista, como Mogi Mirim (SP), local onde ainda tem fazenda e passava a quarentena devido ao coronavírus.

Cardoso era formado em Agronomia pela escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em 1936. Desempenhou também várias atividades classistas e públicas, inclusive como secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964.

“Arregacem as mangas e vão em frente. Não se intimidem, nem se sintam diminuídos, se tiverem que começar pelo começo. Estudem sempre, a vida toda, para manterem-se em dia com a ciência, com a tecnologia e com a economia. Tenham sempre disposição para mudar. Não se deixem fossilizar. Os vários patamares do sucesso se condicionam sempre à dedicação ao trabalho, ao esforço, à honestidade de propósito, ao estudo, e especialmente à pertinácia. A perseverança deve prevalecer em todas as iniciativas, por mais modestas e primárias que sejam. A sorte na vida, fator que não pode ser relegado, acontece geralmente para quem está com a camisa molhada. Raramente ocorre em ambiente de sombra e água fresca”, disse em discursos como paraninfo a formandos da Esalq, em 2005.

As causas da morte não foram divulgadas. O velório acontece no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra (SP) e a cremação está prevista para as 15 horas desta quarta-feira (8).

A Fundação Agrisus, por meio de seu presidente André Malzoni dos Santos Dias, emitiu uma nota onde destaca que, após a venda da empresa, Cardoso destinou parte do dinheiro auferido para criar em abril de 2001 a Fundação Agrisus, instituição privada e sem fins lucrativos destinada a aprofundar uma de suas grandes preocupações: a necessidade de pesquisa na área de agricultura sustentável, com destaque para a técnica do Plantio Direto. "A Diretoria da Fundação Agrisus reconhece nesse momento a vida exemplar e a contribuição ímpar de Fernando P. Cardoso para o crescimento sustentável do Agronegócio Brasileiro! Ao mesmo tempo, compromete-se a seguir seus passos, tendo sempre a energia e a determinação de seu mentor como pilares na busca de seus objetivos".

Por meio de nota o Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) lamentou a morte e destacou o importante trabalho nas áreas de agricultura, ensino e sustentabilidade realizados por Cardoso. "Dos que partem, ficam as saudades e as lembranças do que passou, por isso, eles nunca desaparecem totalmente", finaliza o comunicado.

A Connan, uma das principais indústrias de nutrição animal do Brasil, também manifestou seus préstimos. A diretoria da empresa, que tem como um dos membros o neto de Cardoso, o gerente Comercial Fernando Penteado Cardoso Neto, lamenta o falecimento e ressalta a imensa admiração pela história, trabalho e ser humano que foi exemplo e referência para toda a equipe da empresa.

Para a Esalq o "egresso de energia ímpar, considerado como um ícone das gerações de alunos do Agronegócio Brasileiro, deixou um legado de exemplo na participação efetiva do cenário nacional no segmento do empreendedorismo".

* atualizada às 13:15

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.