CI

MS recebe missão veterinária do Governo dos Estados Unidos em Julho

MS recebe missão veterinária do Governo dos Estados Unidos em Julho


Missão veterinária do Governo dos Estados Unidos da América chega ao Brasil no dia 6 de julho com uma ampla agenda de auditorias a serem realizadas em laboratórios e unidades frigoríficas de todo o país. Em Mato Grosso do Sul, os inspetores do FSIS/USDA (Food and Safety Inspection Service) vão auditar dois frigoríficos entre os dias 21 e 24 de julho. Durante o roteiro os técnicos serão acompanhados por fiscais federais e do Estado.

Segundo o assessor da área de carnes do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários, Carlos Eduardo Tedesco, da Superintendência Federal da Agricultura no Estado (SFA/MS), “é uma inspeção de rotina, eles fazem isso anualmente – inclusive estiveram aqui no ano passado – apenas a título de manutenção da lista de unidades habilitadas (SIF) para aquele país”.

Ainda segundo Tedesco, atualmente quatro unidades no Estado estão habilitadas para o mercado americano com uma capacidade média de abate de 5 mil cabeças/dia (Friboi e Bertin - em Campo Grande, Bertin - em Naviraí e Marfrig - em Bataguassú), porém apenas como fornecedores de matéria prima, “pois eles [Estados Unidos] importam somente produtos industrializados (carne cozida ou enlatada)”. Sendo assim o volume abatido por essas unidades são industrializados em outras plantas, também habilitadas, e aí sim exportados para os Estados Unidos.

Para a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), “as inspeções de manutenção são importantes, afinal ratificam a qualificação técnica e sanitária das indústrias frigoríficas, além da própria sanidade do rebanho – uma vez que são unidades fornecedoras de matéria-prima”, comenta.

As unidades a serem auditadas no Estado estão nos municípios de Bataguassú (Marfrig) e na Capital (Bertin). As visitas nessas unidades acontecem nos dias 22 (Marfrig), 23 e 24 (Bertin). De Mato Grosso do Sul o grupo segue para São Paulo, onde tem outras auditorias em municípios do interior. A reunião final acontece em 14 de agosto, também em São Paulo, quando os técnicos americanos retornam para Washington.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.