CI

MS revisa para cima safra de milho segunda safra

Produtividade e produção são maiores do que as estimadas inicialmente


Foto: Marcel Oliveira

A safra de milho segunda safra em Mato Grosso do Sul deve ser maior do que a projetada. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), o acompanhamento mostrou elevação em produção e produtividade do cereal. A produtividade sobe de 72 sacas por hectare para 76 sacas por hectare. Com isso a produção estadual passa de 8.195 para 8.650 milhões de toneladas.

A primeira projeção foi mais cautelosa em função do atraso no plantio da cultura, fora da janela ideal. Cerca de 29% da área foi implantada após o dia 10 de março e a previsão de geadas foram os principais motivos.

Segundo a equipe técnica da entidade a revisão para cima acontece depois de verificar que apesar do período de março a julho ter sido marcado pela irregularidade das chuvas, verificou-se que as geadas não comprometeram de forma significativa a produtividade e a qualidade avaliada nas lavouras, apesar do início da colheita estar em atraso, encontra-se em boas condições, favorecendo a cultura.

Nesta safra houve redução de área plantada na safinha, de 2.173 milhões de hectares no ciclo anterior para 1.895 milhão de hectares.

A área colhida alcança cerca de 38,5%, equivalente a 5.1% do total cultivado com milho.A região centro de MS está com a colheita mais avançada, com média de 8,9%. Já a região norte está com 6,5% e a região sul com 3,6% de média.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.