MT: 2ª safra de milho deve superar soja
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
2021/22

MT: 2ª safra de milho deve superar soja

Para o milho segunda safra o Mato Grosso estima uma área de 6,2 milhões de hectares
Por: -Eliza Maliszewski

Segundo projeções do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) o Mato Grosso, maior produtor nacional de grãos, deve colher uma safra recorde. Na safra 2021/22, pela primeira vez, o milho segunda safra deve superar a colheita de soja no Estado. Devem ser quase 40 milhões de toneladas contra 38 milhões da oleaginosa. Segundo a Aprosoja-MT há condições para avançar ainda mais e chegar a pelo menos 70 milhões de toneladas de milho até 2030.

As condições devem favorecer o plantio da segunda safra de milho, uma vez que, o clima colabora e a soja já está sendo colhida. Desta forma o grão deve ficar dentro da janela ideal de semeadura, situação diferente da registrada na safra 2020/21.

As lavouras já são colhidas desde a semana do Natal, conforme o Portal Agrolink já noticiou. Nesta semana os trabalhos começaram em Ipiranga do Norte. Na região são registradas perdas por apodrecimento de vagens e acamamento de plantas, devido à umidade excessiva. A mesma situação é verificada em Lucas do Rio Verde. chuvas constantes podem atrasar os trabalhos e a região também sofre com sanidade das lavouras que deve tirar produtividade da safra.

VEJA: MT começa a colher safra de soja

Para o milho segunda safra o Mato Grosso estima uma área de 6,2 milhões de hectares, avanço de 8% em relação ao ciclo passado. Na produtividade média a Conab projeta 6,298 kg/ha contra 5.625 kg/ha no ciclo passado.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.