CI

MT: evento aborda Manejo de lagartas na cultura da soja

Com o tema Superação: O Caminho para a Inovação, o Fundação MT em Campo 2020 em Itiquira, além da vitrine de cultivares e 6 estações


Foto: Marcel Oliveira

A Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de MT – Fundação MT dará início no dia 30 a mais uma edição do ‘Fundação MT em Campo’, na cidade de Itiquira-MT, e segue até o dia 31 de janeiro e será realizado na área experimental da Fundação MT, CAD SUL (Centro de Aprendizagem e Difusão), na Fazenda Cachoeira, em Itiquira, a partir das 7h.

O cronograma do evento conta com uma vitrine de cultivares e também 6 experimentos com os temas; Nematóide de cisto: Influência do sistema de produção, acidez do solo e cultivos sucessivos sem resistência genética, Manejo de lagartas na cultura da soja, Rotação de culturas e aumento da produtividade da soja em função do sistema de produção, Atividade microbiana e enzimática, associada ao manejo e produtividade da soja, Trincheiras para avaliação de raízes de soja nos diferentes sistemas de produção e Fatores de produção de ordem nutricional e de manejo do solo mais impactantes no aumento da produtividade da soja.

Com o tema Superação: O Caminho para a Inovação, o Fundação MT em Campo 2020 em Itiquira, além da vitrine de cultivares e 6 estações, exibirá também duas estações extras são elas; Fatores Inéditos! O que acontece quando retornamos a adubação em um solo após 11 safras sem entradas de nutrientes? que será apresentada por Fabio Ono e Eros Francisco ambos pesquisadores da Fundação MT.  Adubação fosfatada no sulco X em superfície em safra com deficiência hídrica – 10ª safra é a outra estação extra que será exposta no evento.

Nos dois dias de evento os produtores da Região Sul de Mato Grosso e público pressente terão a oportunidade de conferir as práticas e novidades que podem fazer a diferença na próxima safra. O Fundação MT em Campo é um evento voltado para produtores, Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas, Consultores, Estudantes e pessoas que trabalham na agricultura e no cultivo da soja.

O dia de campo é promovido pela Fundação MT com o apoio de empresas que investem em inovação como Jacto e Horsch que estarão presentes no evento com a dinâmicas de máquinas uma das atrações do evento. As vitrines de cultivares conta com o apoio e participação de empresas parceiras como Cordius, Credens, HO Genética, Embrapa, LG Sementes, SoyTech Sementes, Monsoy, Nidera, Syngenta e TMG.

Um dos destaques do evento será apresentado pelo pesquisador Fábio Ono, na ocasião o pesquisador mostrará os resultados de uma pesquisa que compara os modos de aplicação de fósforo nas culturas de soja e milho safrinha ao longo de 10 safras.

Fabio Ono relata que na safra 2019/2020, houve pouca chuva na região de Itiquira-MT, ocorrendo alguns períodos com altas temperaturas principalmente nos meses de dezembro e início de janeiro. O pesquisador conta que é muito questionado pelo público que a adubação fosfatada a lanço teria baixa eficiência agronômica em anos mais secos. “O ensaio que vamos apresentar é único no estado, e o produtor poderá ver a campo, no evento, o desenvolvimento da cultura da soja quando adubada com fósforo no sulco de plantio e quando adubada a lanço, em um ano com falta de chuva”, esclarece Fábio Ono.

Além do apoio na dinâmica de maquinas e vitrine de cultivares o Fundação MT em Campo 2020 conta ainda com o patrocínio para a realização do evento das seguintes empresas Syngenta, Yara, Corteva, Basf, UPL, FMC, Albaugh, Jacto, Ihara, Oxiquimica, TMG, Agronelli e Bayer.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.