CI

MT: Indígenas regularizam cultivo de soja e milho

Plantio de grãos é realizado em 19 mil hectares há mais de 15 anos


Foto: Divulgação

 A produção agrícola mecanizada em terras indígenas existe há pelo menos 15 anos na região do Chapadão do Parecis, em Mato Grosso. O plantio de soja e milho vem sendo feito em municípios como Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Brasnorte e Sapezal em uma área atualmente de 19 mil hectares, o que corresponde a 1,7% do total da área indígena na região. Para obter a regularização ambiental e posterior licenciamento ambiental da área, foi realizado um estudo em cinco territórios indígenas, cujos detalhes foram apresentados nesta quarta (30) na Parecis SuperAgro.  

“Trabalhamos 15 meses com uma equipe multidisciplinar de 13 profissionais, incluindo cinco indígenas. O licenciamento regularizará e dará legalidade ambiental ao empreendimento. Foram elaborados projetos de obras civis que dão suporte à produção agrícola em uma fazenda, como depósitos de defensivos, de embalagens vazias, oficinas e lava jatos. Fizemos capacitação de gestão de resíduos sólidos também”, observa Loivo Brum, engenheiro ambiental e consultor da Delta Engenharia e Meio Ambiente, responsável pelo estudo.  

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, explica que esse projeto ocupa menos de 2% da área do território indígena. “É importante para que eles possam movimentar economicamente R$ 140 milhões ao ano, que é o valor arrecadado com a produção agrícola. Isso gera movimentação financeira para os indígenas e para os municípios, além de trazer quem está fora do território para dentro, com acolhimento e garantia de trabalho”, diz.  

Xavier ressalta que o empreendimento agrícola dá aos indígenas condições de subsistência e, ainda, investimentos em saúde, educação, aquisição de bens, entre outros. “São coisas que todo brasileiro sonha ter. Já passou da hora da gente reformular a política indigenista brasileira para levar dignidade para as aldeias. O desenvolvimento é nacional, para indígenas e não-indígenas, todos são irmãos na Pátria”, afirma o presidente da Funai.  

 A importância do momento na Parecis SuperAgro foi destacada pela presidente da Cooperativa Agropecuária dos Povos Indígenas Haliti-paresi, Nambikwara e Manoky (Coopihanama), Eliane Aparecida Zoizocairocê. “Estou representando toda a comunidade indígena que está trabalhando com o agronegócio e digo que é possível a gente se desenvolver, sim, com a nossa cultura e as novas tecnologias do dia a dia. Foi uma grande luta e hoje, em memória de muitos que lutaram lá atrás e não estão mais aqui, venho como liderança jovem para continuar o trabalho. Não vamos parar por aqui porque nosso povo precisa disso. Queremos apenas trabalhar para viver dignamente”, ressalta.  

O licenciamento ambiental cumpre Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Ministério Público Federal (MPF), Instituto Brasileiro de Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Funai. 

 A Parecis SuperAgro continua até sexta-feira (1) no Parque de Exposições Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis.

* com informações da assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.