CI

MT apresenta temperaturas de verão e inverno em um dia

Termômetros marcaram simultaneamente 12.7°C no sudoeste do estado e 38.8 no norte do estado


Foto: Arquivo

A forte massa de ar polar que está atuando no continente sul americano mostrou seu potencial nessa tarde de quinta feira (20). Diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram chuva congelada e neve nas partes mais altas.  O ar polar, além dos estados do sul, está avançando rapidamente pelo interior do continente alcançando Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Sul do Acre. 

No período da tarde o registro das 14h (horário de Brasília) das estações automáticas do INMET mostraram uma amplitude térmica - diferença entre as temperaturas - de 26.1°C no MT. Os termômetros marcaram simultaneamente 12.7°C na estação de Vila Bela da Santíssima Trindade (sudoeste do estado ) e 38.8 na estação de Juara (norte do estado). No MS, também as 14h horário de Brasília, a estação de Ponta Porã marcou 6°C e no nordeste do estado os termômetros chegaram aos 27.1°C em Paranaíba, uma diferença de 21.1°C. No estado de São Paulo também foi registrado grandes diferenças entre as do sul e norte, sendo registrados 13.3°C em Itapeva e 32.1°C em Ituverava, 18.8°C de diferença.  

VEJA: Entenda mais sobre a neve e suas variações

Essa massa de ar polar continuará subindo e pode alcançar ainda na noite de quinta o sul de Goiás, Rondônia, Acre, sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro. E com potencial de chegar no centro-sul do Amazonas na madrugada de sexta (fenômeno da friagem). 

Entre a quinta-feira (20) e o sábado (22) os dias serão bastantes frios em parte do centro-sul do país. A previsão é que sejam registradas temperaturas mínimas muito baixas,inclusive com possibilidade de valores inferiores a 0°C em parte do Sul do Brasil. Entre a sexta-feira (21) e o sábado (22), o frio intenso mantém condições favoráveis para ocorrência de geadas amplas, que podem atingir os três estados do Sul, centro-sul de Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo.

*Material exclusivo e elaborado pela equipe do Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.