MT registra alta no índice de desmama em 2025
Estratégias reprodutivas elevam desmama no estado
Foto: Divulgação
O índice bruto de desmama em Mato Grosso registrou aumento de 1,22 ponto percentual em relação a 2024, alcançando 65,58%, conforme análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgada na segunda-feira (27). O indicador mede a proporção de animais desmamados em relação às vacas expostas à reprodução.
Segundo o Imea, o intenso descarte de fêmeas nos últimos dois anos resultou na redução do rebanho de matrizes, o que impactou o número de bezerros disponíveis. Como consequência, o rebanho de bezerros apresentou queda de 4,27% em comparação ao ano anterior.
Os bezerros contabilizados neste levantamento foram produzidos durante a estação de monta de 2023, considerando o período de gestação e desmame. Ainda assim, o desempenho produtivo melhorou devido à adoção de novas estratégias reprodutivas.
O instituto destacou que o uso de técnicas como a inseminação artificial e o aprimoramento da nutrição animal contribuíram para o aumento do índice de desmama. “Mesmo com a redução no rebanho de bezerros em relação ao ano passado, foi possível obter um melhor desempenho produtivo no comparativo anual”, avaliou o Imea.