CI

Mudança climática afeta crescimento de plantas

Plantas têm menos capacidade de adaptação


Os efeitos das mudanças climáticas afetam não somente a biodiversidade, mas a forma como crescem as plantas. Pesquisadores da Universidade Martin Luther se juntaram ao Instituto Leibniz de Bioquímica Vegetal, da Alemanha, para descobrir que processos moleculares estão envolvidos no crescimento das plantas. Na edição atual da revista Current Biology, o grupo apresentou suas descobertas mais recentes sobre o mecanismo de controle do crescimento em altas temperaturas.

As plantas reagem mais sensivelmente a flutuações de temperatura que animais. Eles também não são capazes de buscar locais mais quentes ou mais frios. “Quando as temperaturas sobem, as plantas crescem mais para esfriá-las. Os caules ficam mais altos e as folhas mais estreitas, crescendo mais. Mas isso faz da planta ainda mais instável”, explica o professor Marcel Quint, cientista na Universidade Martin Luther. Isso é notável, por exemplo, durante a colheita de grão. Plantas instáveis se dobram mais facilmente na chuva e geralmente produz menos biomassa. Também há uma redução na proporção de substancias chave, como proteínas, que podem ser armazenadas nos grãos.

“Enquanto que a correlação entre temperatura e crescimento de plantas no nível macro é relativamente bem entendida, há ainda mais questões abertas no nível molecular. Nós estamos apenas começando a entender como as plantas detectam as mudanças de temperatura e traduzem isso rem reações específicas”, acrescenta Quint. Estudos prévios demonstraram que a proteína PIF4 controla diretamente o crescimento das plantas e que a proteína também é dependente da temperatura. Quando está frio, a PIF4 é menos ativa e a planta não cresce. Em altas temperaturas, a PIF4 ativa os genes promotores de crescimento e a planta cresce mais. “Atè agora não era claro como a planta sabe como ativar a PIF4 e quanto deveria liberar. Haviam grandes brechas no nosso conhecimento sobre como exatamente sinalizar o crescimento de temperatura controlada”, diz Quint.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.