Mudas sadias e automação elevam produtividade da cana
“O futuro da cana-de-açúcar está na saúde vegetal e na automação"
“O futuro da cana-de-açúcar está na saúde vegetal e na automação" - Foto: Canva
A adoção de mudas sadias e de automação vem se consolidando como um dos principais caminhos para elevar a produtividade e a rentabilidade dos canaviais no Brasil. Esse foi o destaque apresentado pela diretora de Marketing da MultiCropsPlus, Conny Maria de Wit, durante o 8º Seminário UDOP de Inovações, realizado em Araçatuba, ao abordar os gargalos históricos da renovação de áreas no setor sucroenergético e as alternativas tecnológicas já disponíveis no mercado.
Segundo Conny, o uso de cana de rebrota ou de mudas envelhecidas segue sendo um dos grandes entraves da produção, pois essas plantas acumulam doenças e pragas ao longo dos ciclos, comprometendo o potencial produtivo e gerando perdas econômicas relevantes. A executiva resume o problema de forma direta ao afirmar que plantar cana velha significa investir em um futuro doentio, com menor vigor, menor longevidade do canavial e custos crescentes de manejo.
Como alternativa, a MultiCropsPlus aposta na produção de mudas via tecnologia de meristema, livres de patógenos e capazes de quebrar o ciclo de doenças no campo. Esse sistema é integrado a um processo altamente automatizado, que vai da biofábrica até o plantio. A empresa utiliza máquinas automatizadas equipadas com robôs, capazes de plantar até oito hectares por turno, reduzindo a dependência de mão de obra, aumentando a precisão do plantio e trazendo maior previsibilidade operacional às usinas.
“O futuro da cana-de-açúcar está na saúde vegetal e na automação. A MultiCropsPlus está pronta para apoiar usinas que desejam colher acima da média. Mais detalhes no artigo em anexo”, conclui.