CI

Nabo forrageiro, opção para cultivo no inverno

Seu florescimento ocorre aos 80 dias após o plantio, atingindo sua plenitude aos 100-120 dias. Possui excelente capacidade de produção de massa verde


Trata-se de uma planta muito vigorosa: em 60 dias, cobre cerca de 70% do solo; controla de forma eficaz a erosão; preserva a vida microbiana; inibe a entrada e o desenvolvimento de plantas daninhas, reduzindo, assim, o uso de herbicidas. Seu florescimento ocorre aos 80 dias após o plantio, atingindo sua plenitude aos 100-120 dias. Possui excelente capacidade de produção de massa verde.


O cultivo de um novo cultivar de nabo forrageiro – o CATI AL 1000 – como cultura de inverno vem ganhando terreno em todo o País, em razão de suas diversificadas propriedades. Seus grãos, com 40% de óleo, constituem excelente matéria-prima para a produção de biodiesel; seu sistema radicular pivotante profundo (atinge mais de 2,00m) pode ser utilizado com sucesso na escarificação e descompactação de solos.

Mais ainda: o nabo forrageiro se presta à rotação de cultura e à adubação verde e suas raízes podem ser utilizadas diretamente na alimentação animal. O CATI AL 1000 ainda é excelente para a produção de palhada para plantio direto e sua intensa florada é uma rica fonte de néctar e pólen para a criação de abelhas.


O CATI AL 1000 foi desenvolvido pelo Centro de Testes, Avaliação e Divulgação, do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Secretaria de Agricultura de São Paulo.

Alternativas de uso do nabo forrageiro:
Adubação verde 
Para a adubação verde, seu plantio se dá nos períodos de outono e inverno. A sua incorporação deve ser realizada no auge da sua produção vegetal e deve ser executada, preferencialmente, com rolo-faca. 

Rotação de culturas 
Recomendado em rotação com culturas anuais, em pomares novos ou mesmo culturas perenes, devido a sua elevada capacidade de reciclar nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo.

Produção de palha (PDP)
Excelente para a produção de palha para o plantio direto, devido a sua capacidade de produção de massa seca, com fácil e rápida decomposição, em função da boa relação carbono/nitrogênio (C/N). 

Alimentação animal 
Por suas características fenológicas, é uma alternativa de relativo valor alimentar no trato de animais, na forma de pastejo direto, ou no corte para fornecimento no cocho. A torta resultante do processo de prensagem dos grãos é usada na formulação de rações para as diversas espécies animais. 

Pasto apícola 
Pela intensidade e duração da florada (30 dias, em média), que se dá no inverno, é mais uma alternativa para a produção de mel de alta qualidade (mel escuro). 

Para aumentar a amplitude e o tempo de florada, recomendam-se plantios sucessivos com intervalos de 15 a 20 dias. 

Matéria-prima para biocombustíveis. 
Seus grãos, com cerca de 40% de óleo, quando esmagados, são mais uma opção agrícola para fins energéticos. O óleo presta-se à produção de biodiesel. Já foi testado in natura e, pela sua eficiência, é usado como combustível alternativo no lugar do óleo diesel.


Recomendações básicas para o plantio
Época de plantio: março a junho (Regiões Centro-Oeste e Sudeste
Espaçamento - 0,17 a 0,40m entrelinhas (25 sementes/m) ou a lanço
Plantio em linhas: 4 a 12kg/ha
Plantio a lanço: misturar as sementes com calcário ou adubo fosfatado, na proporção de 1kg de sementes para 50kg.

Potencial médio de produção: Grãos: 400 a 1.000kg/ha | Massa verde | Até 15 toneladas/ha | Massa seca | 5.000 a 8.000kg/ha

Venda de sementes: O DSMM/CATI, como detentor da cultivar CATI AL 1000, vende sementes da categoria S2, para agricultores, e de outras categorias para multiplicação.

As sementes de nabo forrageiro estão disponíveis para venda nos Núcleos de Produção de Sementes de Ibitinga e Ataliba Leonel, em embalagens de 5kg e de 20kg. Pequenas quantidades podem, também, ser adquiridas através de Vale Postal. Os pedidos de sementes poderão ser efetuados ao Centro de Produção de Sementes/DSMM/CATI, em Campinas, através dos telefones (19) 3241-0001, 3743-3825 ou 3743-3829, ou através do e-mail: [email protected].
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7