CI

Negócios reaquecem: O que prestar atenção nessa semana

Muitos gestores de fundos retomarão os investimentos em commodities agrícolas


Foto: Pixabay

Depois da queda registrada na última quinta-feira a expectativa é que o mercado ainda sofra uma pressão no início das negociações, mas a semana promete um aumento no volume de negócios, aponta a Consultoria AgResource Brasil. “Devemos perceber também um interesse especulativo no mercado com o início da temporada de plantio da safra no hemisfério norte”, projetam os analistas. 

“Tudo indica que muitos gestores de fundos retomarão os investimentos em commodities agrícolas no início deste segundo trimestre do ano. As chamadas para a abertura do mercado hoje são de preços mistos na bolsa de Chicago. Nossa expectativa é que os preços da soja na abertura possam variar de uma queda de 1 centavos a uma alta de 3. No milho e no trigo, as cotações devem oscilar entre uma retração de 1 a uma alta de 2 centavos”, indicam.

Confira os pontos a prestar atenção nesta semana, de acordo com a AgResource Brasil:

 • Divulgação do relatório de oferta e demanda mundial do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) na próxima sexta-feira, 9 de Março, já incluindo os dados de estoques reportados na semana passada.

• No Meio-Oeste americano, os agricultores já estão atentos ao momento ideal para iniciar o plantio de milho. Dependendo das condições, os trabalhos devem começar entre 10 e 20 de abril.

 • Por aqui no Brasil, os mapas climáticos mostram que a maior parte da região produtora de milho safrinha, ou seja, do centro-sul de Mato Grosso ao sul do Paraná, passando por Minas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, recebeu menos da metade do volume de chuvas considerado normal entre 4 de março e 4 de abril.

• Esse cenário de poucas chuvas e altas temperaturas já começa a produzir um estresse precoce sobre as lavouras. De qualquer forma, nessa semana que se inicia as melhores chances de chuvas são para o centro e norte de Mato Grosso a partir de quinta-feira. Já na região Sul, a tendência ainda é de altas temperaturas e tempo seco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.