CI

Nematóides matam insetos para proteger as plantas

A nova espécie é membro da família dos nematóides Steinernema


Foto: Divulgação Vigna

Os cientistas descobriram uma pequena espécie de verme que infecta e mata insetos. Eles descreveram as novas espécies e seu potencial para controlar pragas agrícolas no Journal of Parasitology.

Os pesquisadores realizaram análises de DNA em diferentes amostras de Steinernema da Tailândia e perceberam que as amostras eram geneticamente diferentes de todas as que haviam sido sequenciadas anteriormente. Esta descoberta inesperada abriu um novo caminho para estudar os processos ecológicos e evolutivos relacionados a parasitas, patógenos, seus hospedeiros e seus microbiomas ambientais.

A nova espécie, chamada Steinernema adamsi, é membro da família dos nematóides Steinernema, comumente usada na agricultura para controlar parasitas de insetos sem o uso de pesticidas. Quando jovens, esses nematóides vivem no solo com a boca fechada e exploram o solo em busca de insetos para infectar. Eles podem entrar na boca ou no ânus e defecar bactérias altamente patogênicas que matam o hospedeiro em 48 horas.

"Embora existam mais de 100 espécies de Steinernema, estamos sempre em busca de novas porque cada uma tem características únicas", disse Adler Dillman, professor da Universidade da Califórnia, em Riverside. "Alguns podem ser melhores em certos climas ou com certos insetos."

A equipe colocou Steinernema adamsi em recipientes com traças de cera e descobriu que eles mataram as mariposas em dois dias. Esta experiência confirmou a capacidade do nemátodo de matar insetos, mas os pesquisadores esperam identificar a variedade de insetos que ele pode infectar e determinar se consegue resistir ao calor, à luz ultravioleta ou à secura.

"Isso é emocionante porque a descoberta acrescenta mais um agente de controle de insetos que poderia nos ensinar uma biologia nova e interessante", explicou Dillman. "Eles vêm de um clima quente e úmido que pode torná-los um bom parasita de insetos em ambientes onde os nematóides de pomar atualmente disponíveis comercialmente não conseguem florescer."
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7