CI

Nevou em mais de 10 municípios

Forte onda de frio também trouxe geada e temperaturas baixas para todo país


Foto: Zélia Studzinski

A torcida de muitos moradores se confirmou nesta quinta-feira (20). Com condições meteorológicas favoráveis como a umidade, o Rio Grande do Sul teve neve em pelo menos nove municípios. O fenômeno foi registrado na Serra e na fronteira com Santa Catarina. A menor temperatura ocorreu em Quarai, com -4°C. Vacaria teve -3 e Dom Pedrito, na Campanha, registrou 0. Canela, Gramado, São Francisco de Paula, São José do Ausentes, Cambará do Sul e Nova Petrópolis foram algumas das cidades onde nevou. Em várias regiões do Estado foi registrada geada intensa no amanhecer.

Em Santa Catarina o recorde de temperatura baixa desta temporada. Em Bom Jardim da Serra fez -8°C e em São Joaquim -4°C. Os dois municípios também registraram neve e sincelo, fenômeno onde as gotas de água da neblina congelam ao entrar em contato com a superfície da vegetação.

Em Palmas, cidade mais fria do Paraná os termômetros marcaram – 2,8ºC. Em Cascavel, no oeste paranaense, fez -1ºC, segundo o Simepar. Londrina e Maringá, no norte, que costumam ser mais quentes, as temperaturas ficaram em 9 e 7 graus,respectivamente. Para o final de semana há condições são favoráveis para a formação de geada entre as regiões oeste, sudoeste, sul, centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba.

A onda de frio considerada histórica veio da Argentina  avança pelo Brasil na chamada friagem, e deve ter efeitos sobre o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte brasileiro. 

Em São Paulo, de acordo com o Inmet, a máxima não deve passar dos 13º C tanto na sexta quanto no sábado, enquanto as mínimas ficam em 9º C e 8º C, respectivamente. Não está descartada neve para este final de semana.

Em Goiás a mínima deve ser de 15ºC depois do estado ter registro a maior temperatura do ano nesta quinta-feira, com 38,5ºC. Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, a temperatura caiu de 41 graus para 26. No final de semana a mínima pode ser de 6ºC. Na Chapada dos Guimarães previsão de mínima de -3ºC.

Em Corumbá (MS) após 50 dias sem chuva finalmente foram registradas precipitações para aliviar a seca e as queimadas. O acumulado esperado varia entre 2,5 a 100 milímetros. Mínimas na casa dos 8ºC. No sul do Estado o Cemtec estima geada no final de semana e há expectativa de que essa massa de ar polar seja a mais forte do ano.

Os efeitos do frio também são sentidos no Acre. Em Rio Branco mínima de 15ºC. Em Rondônia a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia destaca que as temperaturas devem variar entre 17ºC de mínima e 23ºC de máxima, em Porto Velho. Em Vilhena, a previsão será de temperatura mínima de 7ºC e máxima 15ºC.

Veja imagens:

Neve em São Francisco de Paula (RS) - Foto: Juliano Muller Lauxen

 Neve em São José dos Ausentes (RS) - Foto: Nilson Wolff

Serra do Corvo Branco (SC) - Foto: Jardel Joaquim

Neve em Canela (RS) - Foto do leitor

São Joaquim (SC)- Foto: São Joaquim online

Urupema (SC) - Foto: Eduarda Demeneck

Geada em Dom Feliciano (RS) - Foto: Zelia Studzinski

Geada em Dom Feliciano (RS) - Foto: Zelia Studzinski

Viatura da Policia Militar na Serra gaúcha (RS) - Foto: do leitor

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.