NORDESTE: entenda o fenômeno que está associado às instabilidades
Vórtice Ciclônico aumenta as condições de chuva na região
Foto: Gabriel Luan Rodrigues
Nesta segunda-feira (10/10) as condições de chuvas aumentam em algumas áreas da região e o fenômeno que está associado a este aumento das instabilidades é um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
O que é um VCAN?
Um VCAN é um padrão de ventos observado nas camadas de 10 a 12 km de altitude que gira no sentido horário e favorece a formação de chuvas nas suas bordas, levando o ar de baixo para cima. Porém na região central deste vórtice, o movimento do ar é de cima para baixo, o que impede a formação das nuvens carregadas. Este fenômeno é comum entre a primavera e o verão.
O VCAN, nesta segunda, terá o seu centro posicionado sobre o oeste de Pernambuco. Desta forma, as condições para formação de nuvens carregadas serão observadas sobre o Maranhão, norte do Piauí, Ceará e no leste do nordeste.
As áreas do leste, além deste suporte do VCAN recebem uma grande quantidade de umidade proveniente do oceano, contribuindo ainda mais para a formação das nuvens carregadas.
Contudo, a massa de ar seco vai atuar nos setores do interior da região. Entretanto as temperaturas não serão tão elevadas quanto as observadas nos últimos dias. Para os próximos dias, o VCAN perde a sua forma diminuindo as condições de chuva sobre a região. Apesar disso, as instabilidades ainda podem surgir sobre os setores do leste, devido à influência dos ventos oceânicos.
