CI

Nova cobertura para horticultura diminui tempo de preparo

Tecnologia visa diminuir tempo de abertura e fechamento das estufas


Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e do Comitê Argentino de Plásticos para a Produção Agrícola (Cappa) está estudando um sistema de cobertura para horticultura, que diminui em até 40% o tempo de preparo do solo e gera menos impacto ambiental. De acordo com eles, o objetivo é otimizar os processos em áreas onde a natureza não é favorável para determinado tipo de cultivo. 

"Essas posições de trabalho, avaliadas durante o tempo de abertura e fechamento de túneis de lona tradicionais, são os fatores de risco mais importantes para doenças músculo-esqueléticas", disse Sergio Justianovich, especialista em design industrial INTA região da IPAF Pampas. 

Projetado pelo Instituto Técnico de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Agricultura Familiar do INTA, o novo sistema de cobertura melhora as condições de trabalho nas propriedades frutihortícolas, porque utiliza menos plástico, o que implica em um menor impacto ambiental e diminui o tempo necessário para abrir e fechar o sistema. 

"O design é bom para o meio ambiente, requer menos tempo para o produtor trabalhar e reduz o esforço físico", disse Justianovich. “É uma alternativa válida e sustentável para o trabalho manual funcionar mais e em menos tempo”, acrescenta ele. 

Neste sentido, Fernando Ocampo, especialista do INTA, disse que durante a avaliação de campo foi registrado que o tempo de abertura e fechamento do sistema proposto é significativamente reduzido: "No sistema tradicional, duas pessoas precisam 130 minutos de trabalho, enquanto, em alternativa, o tempo consumido é reduzido para 76 minutos". Ele acrescentou: "É até 40% menos tempo e esforço físico do trabalhador", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.