Nova cultivar de feijão com potencial para o mercado internacional
Nova cultivar de feijão IPR Cardeal é lançada em Pato Branco
Foto: Canva
Nesta terça-feira (12), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná) revelou sua mais recente inovação: a 41.ª cultivar de feijão, denominada IPR Cardeal. Desenvolvida com foco no segmento de exportação, especialmente para a indústria de enlatados e conservas, a nova cultivar promete se destacar no mercado internacional.
O grande diferencial da IPR Cardeal são seus grãos avermelhados de tamanho superior e rápido tempo de cozimento. Além disso, a cultivar apresenta uma coloração intensa que se mantém após o período de molho ou cozimento, um atributo atrativo, especialmente em países onde o feijão pré-cozido é comercializado em embalagens de vidro.
Classificada como do grupo comercial vermelho tipo DKR (Dark Red Kidney), a IPR Cardeal é uma variedade semiprecoce, com um ciclo de 78 dias. Destaca-se pelo alto desempenho agronômico, com potencial produtivo que pode ultrapassar 3,5 toneladas por hectare, e demonstra resistência frente às principais doenças que impactam a cultura.
Destinada aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, a IPR Cardeal pode ser cultivada tanto na safra das águas quanto na safra da seca. As sementes serão multiplicadas pelos parceiros, com previsão de disponibilidade para os agricultores já na próxima safra.