Nova massa de ar frio vai atuar sobre o Brasil
CI
Imagem: Divulgação
AGROTEMPO

Nova massa de ar frio vai atuar sobre o Brasil

Avanço de frente fria, favorece queda nas temperaturas
Por: -Aline Merladete

Ao longo dos próximos dias, uma frente fria que se formou sobre a região sul – e provocou chuvas significativas ao longo desta semana – vai se deslocar carregando uma massa de ar mais frio pelo território brasileiro. Entretanto, o deslocamento desta frente fria será oceanico, assim as chuvas não vão ocorrer sobre o interior do país. 

Os modelos numéricos apontam que as chuvas continuam ocorrendo na região sul até pelo menos a sexta-feira (24). No sábado (25) o sistema já se desloca de forma mais significativa no oceano, avançando gradativamente em direção ao norte, elevando as condições de chuvas na costa do sudeste entre o final do dia e domingo (25/06). 

Até o final de segunda-feira (27/06) as chuvas avançam pela costa leste e chegam até o sul da Bahia. Apesar disso, não são esperados volumes muito expressivos ao longo do período, são esperadas chuvas entre 15 e 30 mm desde o litoral de São Paulo até o litoral Sul da Bahia. 

Mas o destaque será para a queda das temperaturas. Atrás da frente fria, temos uma massa de ar mais frio que se desloca juntamente com as instabilidades. As temperaturas entram em queda gradativa a partir de sexta-feira (24), especialmente nos setores do sul e  leste do Brasil.

O amanhecer do sábado (25) será gelado no extremo sul do país, onde as marcas podem chegar aos 3°C e com uma pequena possibilidade para formação de geadas. As temperaturas não sobem tanto no período da tarde – podendo ficar abaixo dos 15°C –  voltando a esfriar na noite e madrugada de domingo (25). Já no amanhecer de domingo, as temperaturas seguem baixas no sul do RS, com marcas inferiores ao sábado, esfria em SC e no leste do PR.

É também no amanhecer de domingo que as marcas estarão baixas no centro-leste do país. Os termômetros vão marcar valores abaixo dos 15°C no DF, leste do GO, grande parte de MG e também nas áreas mais altas da BA.  A tendência também indica temperaturas mais amenas na costa de SP, RJ e sul de MG também no período da tarde de domingo (25). 

Esse refresco chega até a metade leste da região nordeste. De acordo com a previsão do centro Canadense, as temperaturas máximas podem ficar abaixo dos 25°C na tarde de segunda-feira (27/06) no leste da BA.  

Apesar da atuação dessa massa de ar frio ser abrangente no leste do país, não há perspectivas de frio intenso ou geadas generalizadas. 

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*

 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.