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Novo cálculo da inflação: peso de aves e ovos cai menos que o das carnes

Ao divulgar a nova estrutura de ponderação adotada para o cálculo da inflação oficial a partir de janeiro de 2020


Ao divulgar a nova estrutura de ponderação adotada para o cálculo da inflação oficial a partir de janeiro de 2020, o IBGE destacou que, pela primeira vez, o grupo de produtos integrantes do item “Alimentação e Bebidas” deixa de ser o principal componente do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dando lugar ao grupo dos “Transportes”, que passa a responder por quase 21% do Índice.

No caso, o IBGE parte dos levantamentos que tiveram como base os anos de 2009 (estrutura atualmente em uso) e 2018 (parâmetro para os cálculos vindouros). E indica que o grupo de “Alimentação e Bebidas”, responsável por mais de 22% do IPCA, passará a responder por menos de 19% (redução de 14%).

Aqui o AviSite destaca, dentro do grupo “Alimentação e Bebidas”, os itens “Carnes” e “Aves e Ovos”. Que, como aponta a tabela abaixo, também sofrerão redução de ponderação, mas bem diferentes entre si. Ou seja: enquanto o peso das “Carnes” retrocede 12,5%, o de “Aves e Ovos” sofre retração de apenas 4,5%.

Mas não é só. O menor peso de “Aves e Ovos” está sendo determinado, apenas e exclusivamente, pelo Frango inteiro, cuja participação no cálculo da inflação futura será mais de um terço menor que a atualmente adotada.

Em outras palavras, na nova estrutura de ponderação, frango em pedaço e ovos [de galinha] passam a ter um peso quase 20% maior. O que, diga-se de passagem, não surpreende – apenas reflete um comportamento de mercado de todos conhecido.

No caso do frango, o produto em pedaços passou a ter muito maior relevância que a ave inteira devido à praticidade oferecida ao consumidor. O que não significa que, juntos, tenham maior influência no cálculo da inflação. Pelo parâmetro de 2009, o peso dos dois itens se encontra em 0,8849%. Pelo novo, em 0,8016% - queda, portanto, de 9,41%.

Já o aumento de participação do ovo decorre, simplesmente, do aumento no consumo do produto. Um processo desencadeado a partir do momento em que as qualidades do alimento passaram a ganhar ampla divulgação, fazendo com que o ovo passasse de vilão a herói da alimentação.

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