CI

Nufarm e Sinochem fecham proposta de aquisição

A Nufarm, ex Agripec do Brasil, anunciou através da mídia internacional, a assinatura de um acordo com a Sinochem Corporation


A Nufarm da Austrália, ex Agripec do Brasil, anunciou através da mídia internacional, a assinatura de um acordo com os Administradores da Sinochem Corporation, importante grupo Chinês que inclui em seu portfólio, o Glifosato o herbicida ,mais comercializado no mundo atualmente. A proposta não vinculativa que resultaria na Sinochem adquirir a totalidade das ações ordinárias de emissão Nufarm não formaliza detalhes, porém a mídia televisada menciona um negócio de 2,5 bilhões de dólares. É esperado que as duas companhias façam um Acordo de Implementação de Transação, se a Sinochem estiver satisfeita com as informações fornecidas, o que se costuma dizer como Due Diligence. Espera-se que a Nufarm aceite a proposta de aquisição, embora tal possa estar sujeita a aprovações regulamentares recebidas na China e na Austrália.

A Nufarm também anunciou seus resultados financeiros para o ano fiscal encerrado em 31 de julho de 2009. As vendas no ano tiveram aumento de 7% em moeda australiana. Isso é equivalente a uma queda de 13,5% para 1,9454 bilhões dólares em dólares americanos. As vendas no primeiro semestre do ano fiscal foram impulsionadas pela forte demanda, a expansão da produção e o aumento dos preços, mas a segunda metade do ano foi negativamente afetado pela situação financeira global, bem como condições meteorológicas desfavoráveis em muitas regiões. As fontes consultadas foram a Bolsa de Nova York e Phillips McDougall, diretor da AgreWorld.

O fator mais significativo na redução das vendas na segunda parte do ano foi de queda nas vendas de glifosato, com as operações da companhia na América do Sul, Austrália e E.U.A. todos os afetados, embora as vendas na Europa, uma região que representa um nível mais modesto das vendas de glifosato, aumentou fortemente durante o ano. As vendas do Glifosato foram afetadas por fontes de alta e baixa demanda, resultando em preços mais baixos nos últimos meses, especialmente nos Estados Unidos.

As vendas da empresa na Austrália diminuíram cerca de 3% em relação ao ano passado, principalmente como resultado de uma menor demanda por produtos de proteção das culturas, pois muitos produtores só compraram o mínimo necessário. A estiagem aparente em muitas regiões também reduziu a necessidade de aplicações de herbicidas. Em contraste com isso, as vendas na Ásia cresceram fortemente nos últimos anos, impulsionado por registros de produtos adicionais e um melhor acesso aos locais de distribuição. Além disso, este foi o primeiro ano completo da Nufarm contar com os direitos de distribuição do Roundup no mercado indonésio.

Na América do Norte o volume de negócios subiu quase 23%, embora as vendas dos Estados Unidos estiverem estáticas na moeda local. A redução das vendas de glifosato foram levemente compensadas pelo aumento das vendas de outros produtos de proteção das culturas, como em inseticidas, fungicidas e produtos para o tratamento de sementes. A aquisição da Etigra em maio de 2008 também beneficiou as vendas, em especial nos setores de relvado e de plantas ornamentais.

As vendas sul-americanas estavam abaixo de 4% com a situação global do crédito afetando negativamente o desempenho da empresa no Brasil, muitos produtores não conseguiram fonte de crédito. Este fator foi ligeiramente compensado por fortes vendas de novos produtos nos setores de cana e pastagem. As vendas na Argentina foram ligeiramente superiores às do ano passado.

As vendas na Europa aumentaram 15%. No Reino Unido, embora muitos dos produtos da empresa experienciarem menores vendas este era mais do que compensado por fortes vendas de produtos recém lançados. A aquisição da AH Marks ano passado, também beneficiou as vendas na região. Na França as vendas foram impulsionadas por fortes vendas de herbicidas para o milho.

A empresa também anunciou a criação de uma nova filial na Grécia, com registros de produtos diversos já realizados em vários segmentos de mercado. O negócio da empresa de sementes, NuSeed, beneficiou-se de uma expansão da gama de produtos com girassol e híbridos de sorgo adicionada à linha, facilitada pela aquisição da Lefroy Seeds, em setembro de 2008. O negócio de sementes foi também impulsionado por uma quádrupla expansão na área plantada de canola Roundup Ready em New South Wales e Victoria, ambos na Austrália.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7