CI

Nutrição animal que reverte em produtividade e sustentabilidade

Promover o melhor aproveitamento dos nutrientes nas granjas resulta em mais lucratividade para os produtores


Foto: Pixabay

Promover o melhor aproveitamento dos nutrientes nas granjas resulta em mais lucratividade para os produtores e se reverte em sustentabilidade, já que reduz possíveis contaminações de solo e do lençol freático. Este foi um dos principais assuntos tratados em três palestras do 13º Simpósio da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) na tarde desta quarta-feira (5), em Florianópolis.

O médico-veterinário Vitor Brandalize, mestre em nutrição animal pela UFPR, discorreu sobre a necessidade de dietas específicas para as diferentes linhagens de aves. Ele explicou a importância de avaliar, ainda, características como curva de peso e de metabolismo.

“Precisamos observar as particularidades genéticas de cada animal para explorar o máximo potencial com o mínimo de custo. Isso é mais do que otimizar a produção e aumentar a lucratividade. É cuidar do meio ambiente, uma vez que também reduz o impacto ambiental dos resíduos nas propriedades”, esclarece Brandalize.

O zootecnista Emilio Eduardo Cura Castro destacou as especificidades do uso de proteínas de aminoácidos para a melhoria de rendimento de frangos de engorde em aves modernas.

“Os técnicos de campo, além de conhecer a energia da dieta, precisam conhecer os valores adequados para cada linhagem e para as diferentes fases de vida dos animais”, apontou Cura Castro.

O diretor técnico global da Hubbard, James Samuel Bentley, Ph.D pela Reading University, falou sobre as “janelas de oportunidade” para a melhoria da nutrição para otimizar o desenvolvimento fisiológico das aves. Mas pondera que as recomendações nutricionais ou diretrizes de ingestão de ração que as empresas de genética fornecem não devem ser vistas como escritas em pedra.

“As recomendações são apenas ferramentas, podem precisar ser adaptadas. A chave é garantir que os requisitos e ganhos de peso em cada fase ou janela sejam atendidos usando as ferramentas disponíveis”, conclui o pesquisador e executivo.

SOBRE O EVENTO

O 13º Simpósio de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição – um dos maiores eventos científicos da agroindústria avícola mundial – organizado pela ACAV – reúne 700 pesquisadores, técnicos, dirigentes e empresários do setor. O evento prossegue até esta quinta-feira (6) no Centro de Eventos do Oceania Park Hotel, nos Ingleses, Norte da Ilha de Santa Catarina. A programação contempla 12 palestras e 4 mesas-redondas e está disponível no site www.simposioacav.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.