Nutron lança produto para bezerras na Mercoláctea em SC

Agronegócio

Nutron lança produto para bezerras na Mercoláctea em SC

A solução eletrolítica para reidratação de animais que estão com diarréia, obteve índice de cura de 95% quando administrado no início dos sintomas
Por: -Renata
1319 acessos
Uma solução prática e econômica para o tratamento de bezerras com desidratação provocada pela diarréia vai ser lançada pela Nutron durante a Mercoláctea Milk Fair, que vai ser realizada de 08 a 11 de abril em Chapecó, SC. O Nutronlyt é um suplemento de eletrólitos especialmente desenvolvido para bezerros, leitões, caprinos e ovinos, como auxiliar na reposição de sais e água pelo organismo dos animais.


De acordo com César Aleixo, Gerente Técnico de Lácteos da Nutron trata-se de uma terapia econômica e fácil de usar " O Nutronlyt contém as substâncias necessárias para auxiliar na recuperação dos animais e funciona como corretor de desidratação e da acidose e também como fonte de energia prontamente disponível" destacou.

O Engenheiro Agrônomo e Diretor da Nutron Celso Mello destaca que "O segredo para o sucesso do tratamento é a detecção breve do problema e o fornecimento imediato de uma solução de reidratação oral contendo nutrientes e eletrólitos. A reidratação oral é o método de menor custo para corrigir os desbalanços originados em bezerros com diarréia".


Mello afirmou ainda que se fornecido brevemente, logo no início do curso da doença, a taxa de sucesso deste procedimento pode ser superior a 95%, reduzindo o uso de drogas e medicamentos.

O médico veterinário César Aleixo alerta que a diarréia ocorre quando o delicado equilíbrio entre o animal, o meio ambiente os agentes etiológicos é rompido. Para Aleixo a diarréia hoje é considerada a principal causa da mortalidade de bezerras recém-nascidas, que gera prejuízo para o produtor que investiu em genética e nutrição das vacas durante todo o período de gestação. "Os principais responsáveis pela diarréia em bezerras são os agentes infecciosos como bactérias, vírus, protozoários e uma nutrição não apropriada. Por isso é preciso um conjunto de cuidados de manejo, higiene e alimentação de qualidade", afirma.

Aleixo explica que o sintoma clássico da diarréia é a perda de água, via fezes, comum tanto nos casos em que a origem é nutricional como microbiana, o que pode levar o animal rapidamente à inanição e até a morte. "Juntamente com a

perda de água, há excessiva perda de energia e de eletrólitos como o sódio, cloro e o potássio, que são fornecedores de energia para o animal. Por isso a importância de uma reidratação rápida dos animais acometidos com diarréia é fundamental para o restabelecimento físico do animal".


Um dos erros mais freqüentes, aponta do médico veterinário é a suspensão da alimentação, debilitando ainda mais o animal . " No período de uso do Nutrolynt o fornecimento de leite ou ração aos animais não precisa ser eliminado ou mesmo restringido.Este manejo ajuda a evitar que os animais percam peso durante o período em que estão com diarréia, auxiliando-os numa rápida recuperação" complementou.

O alerta do profissional é para que o Nutronlyt deva ser oferecido imediatamente a partir da identificação dos primeiros sintomas de desidratação ou diarréia e nesses casos o índice de cura chega a 95%.

Durante a Mercoláctea Milk Fair a Nutron apresentará ao mercado outras novidades e laçamentos como a linha completa de Sucedâneos Lácteos para Bezerras. Os produtos ganharam novas embalagens e formulações diferenciadas, priorizando a qualidade e altos índices de lactose e gordura, para atender as necessidades de todos os tipos de criadores desde os produtos mais econômicos até os mais elaborados, de acordo com as características de cada região ou produtor . No estande produtores e técnicos vão conferir as vantagens de utilizar o BOVILAC,MILKSWEET,LACTAL e LACTAL E12. As informações são da assessoria de imprensa da Nutron na Mercoláctea Milk Fair.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink