CI

O cânhamo pode competir com a soja?

“Em todo o mundo, o cânhamo está se tornando cada vez mais popular"


Foto: Pixabay

O cânhamo é uma planta resistente e de crescimento rápido que tem sido cultivada há milhares de anos para alimentação, ração e remédios. Além disso, essa cultura versátil era usada para fazer cordas e velas e praticamente dominou a indústria têxtil antes que o algodão assumisse o controle no início do século 19, deixando o cânhamo mais ou menos esquecido. Mas agora a indústria da cannabis está de volta ao grande jogo e as oportunidades são enormes, de acordo com Clara Norell, CEO e fundadora da Svensk Hampaindustri.

O interesse pela maconha levou a engenheira civil Clara Norell a mudar radicalmente sua vida. Agora ela quer que a indústria alimentícia sueca ouse investir em culturas sustentáveis e ricas em nutrientes do futuro, escreve Agnetha Renmark em um artigo publicado em www.livsmedelifokus.se. A jornalista conversou com Clara Norell sobre as perspectivas do cultivo industrial de cânhamo.

 “Em todo o mundo, o cânhamo está se tornando cada vez mais popular e é usado tanto na produção de roupas quanto na produção de alimentos. O mercado de cânhamo também está crescendo nos setores de construção e plásticos”, diz Norell. Seu próprio interesse pela cultura começou há 20 anos, quando, como engenheira civil prestes a se formar, ela estava prestes a escrever uma dissertação sobre habitação social na África do Sul, onde o cânhamo era usado como material de construção.

Desde então, ela foi treinada como fabricante certificada de material de cânhamo pela French National School of Hemp Construction L'École National du Chanvre e pela Northern European School of Hemp Construction.

 “O cânhamo não é apenas um material de construção bom e acessível, mas também extremamente ecológico. Se você cultivar um hectare de cânhamo, ele absorve 20 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera. Isso é quase cinco vezes mais do que se você estivesse cultivando uma floresta na mesma área. E quando construído com cânhamo, o material continua a sequestrar dióxido de carbono, de modo que as casas se tornam sumidouros de carbono. Portanto, para a agricultura sueca, o cânhamo pode ser um sumidouro de carbono eficaz, o que tem um efeito positivo no clima. Além disso, a cultura requer irrigação mínima e é cultivada completamente sem pesticidas”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.