CI

O plantio de tomate-cereja em vasos

O tomate-cereja é uma variedade de tomate pertencente à família Solanaceae


Foto: Divulgação

Tomate-cereja, de nome científico Solanum lucopersicum var. Cerasiforme, é uma variedade de tomate pertencente à família Solanaceae. De origem sul americana, essa planta possui seus frutos menores, arredondados e com sabor mais adocicados que o comum. Nesse aspecto, é bastante apreciado no preparo de saladas, e preparações mais sofisticadas. Portanto, você pode aprender a plantar tomate-cereja em sua horta de forma descomplicada, usufruindo do fruto em sua cozinha. 

Dessa forma, confira em nosso conteúdo como plantar tomate-cereja na horta de forma simples e eficiente, garantindo a planta uma floração de sucesso. Logo, continue conosco e confira tudo sobre o seu plantio, os cuidados com a planta e quando corre o período de colheita, veja abaixo. 

Como plantar tomate-cereja em vasos 

O plantio do tomate-cereja pode ser tanto feito diretamente no canteiro de hortaliças, quanto em vasos, mas hoje iremos dar ênfase no segundo método. Portanto, de acordo com Gladys Guimarães, em 08 de junho de 2022, em colaboração com o Casa e Jardim, o primeiro passo é adquirir um recipiente médio, com perfurações em sua base, de modo que haja o escoamento da água resultante da irrigação.

Assim, preencha o fundo do vaso com a camada de drenagem, utilizando argila expandida ou britas de jardim. Ademais, você também pode acrescentar uma manta bidim acima da camada drenagem, de modo a evitar a passagem de substrato e pedriscos para o fundo do recipiente. 

Após esse processo, é hora de preparar o substrato. Portanto, realize uma mistura de terra vegetal, húmus de minhoca e vermiculita. Assim, o solo terá um bom aporte nutricional, além de garantir leveza e boa drenagem devido à presença da vermiculita. Caso não encontre esse material, você pode substituir pela areia.  

Assim, preencha o vaso com todo o substrato mantendo um recuo da borda do vaso. Faça uma cova rasa e acrescente de duas a três sementes do tomate-cereja em uma profundidade de 1,5 cm e cubra-as delicadamente, sem pressionar o solo. Você também pode optar por fazer o plantio em sementeiras e depois transplantá-las para o local definitivo de plantio. A germinação das sementes vão ocorrer em cerca de 10 dias após o plantio. 

Cuidados com o tomate-cereja 

Após plantar tomate-cereja, é hora de manter uma rotina de cuidados coma planta, de modo a proporcionar um bom sucesso na hora da colheita. Dessa maneira, disponha o vaso do tomate-cereja em locais que haja iluminação direta do sol, assim, caso more em apartamento, coloque-o próximo às janelas ou sacadas.

Quanto à irrigação, nunca deixe o substrato secar por completo, assim, mantenha uma rotina de rega constante, porém, evitando o encharque das raízes. Essa, frequência, portanto, vai variar de acordo com a temperatura, região e clima. Ademais é valido fazer um tutoramento à medida que a planta forme crescendo, evitando o tombamento da planta. 

Colheita 

Após realizar todo o passo a passo de como plantar tomate-cereja e como cuidar corretamente da sua nova hortaliça, é hora de ver os resultados. Desta maneira, a colheita do fruto poderá ser realizada 90 dias após o plantio. Assim, o Agro e Jardim indica a utilização de alicates de jardinagem para esse processo de colheita dos pequenos tomates. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.