O que é controle biológico na cultura do tomate?
Existem outros produtos à base de organismos vivos, permitidos para uso na cultura do tomate disponíveis no mercado
Foto: Divulgação
O controle biológico é uma técnica que utiliza meios naturais, notadamente outros organismos vivos, criada para diminuir a população de organismos consideradas pragas. A preocupação com o meio ambiente, faz com que as pesquisas avancem e encontrem métodos alternativos de controle de doenças. Na cultura de tomate esse tipo de controle já é utilizado.
Dentre as principais pragas da tomaticultura, podemos destacar a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). O inseto originário da América do Sul, ainda assombra os produtores. A doença causa estragos nas folhas, flores e frutos do tomateiro.
Apesar de destrutiva, a traça pode ser controlada por inimigos naturais nos seus estágios iniciais, como por exemplo, os nematoides. Dentre as várias espécies que podem causar danos a cultura do tomate, a que apresenta maior impacto sobre a cultura é o Meloidogyne spp.
A broca-pequena-do-fruto (Neoleucinodes elegantalis) é um outro exemplo de praga destrutiva para a cultura. Tanto para a Tuta absoluta, como para a broca pequena, o uso de parasitoide de ovos Trichogramma pretiosum e a aplicação do microrganismo Bacillus thuringiensis, são indicados.
Existem outros produtos à base de organismos vivos, permitidos para uso na cultura do tomate disponíveis no mercado. O controle biológico de doenças do tomateiro é uma prática importante para a manutenção da saúde da lavoura.
Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.