CI

O que está limitando a colheita da soja?

Semeadura segue para a finalização, mas a colheita ainda é incipiente


Foto: Nadia Borges

Conforme indicado pelo último boletim de monitoramento das lavouras no país, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o plantio da soja está finalizado em boa parte dos estados produtores do grão, mas a colheita ainda é incipiente com apenas 0.3% registrado nas áreas monitoradas.

As condições climáticas sobre o Mato Grosso, mantiveram o cenário de chuvas frequentes impedindo o maior avanço da colheita, mas favoreceram o desenvolvimento das lavouras que se encontram em floração e enchimento de grãos. Assim como no Mato Grosso, o estado de Goiás vem experimentando condições climáticas bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Por outro lado, no Mato Grosso do Sul, as chuvas ocorridas amenizaram a situação de muitas lavouras do Sudoeste, que estavam sob déficit hídrico.

No Rio Grande do Sul, a má distribuição de chuvas impede a finalização do plantio e atrapalha o estabelecimento inicial de muitas áreas, resultando em um baixo estande de plantas, além da clara redução no potencial produtivo das lavouras.

Ainda na região Sul, sobre o estado do Paraná, as precipitações favoreceram as lavouras na maioria das regiões, exceto nas regiões Oeste e Central, onde a irregularidade das chuvas está impactando a produtividade esperada. No PI, plantio finalizado e lavouras em boas condições.

PROGRESSO DA SAFRA

Semana de 01 a 07 de Janeiro de 2023

Fonte: Conab

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Acesse Agrotempo aqui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.