CI

O que mostra o arroz dourado? 

"É uma forma sustentável de produzir micronutrientes, neste caso a pró-vitamina A"


Foto: Marcel Oliveira

O arroz dourado é geneticamente modificado para reduzir a deficiência de vitamina A no mundo em desenvolvimento, especialmente na Ásia. Após sua aprovação nas Filipinas, surgem novas questões sobre o avanço de novas safras biofortificadas que podem ajudar a aliviar o sofrimento da fome no mundo. 

PhilRice, o instituto de pesquisa encarregado de lançar o arroz dourado para o mercado filipino, diz que os lotes em escala piloto serão cultivados primeiro para aumentar o fornecimento de sementes em áreas deficientes, antes que o arroz esteja disponível para venda em 2023. Financiado por milhões da Fundação Bill e Melinda Gates, os cientistas começaram a engenharia genética do arroz para conter beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina A no início deste século. 

O processo é conhecido como biofortificação e visa incorporar micronutrientes essenciais à saúde humana em alimentos básicos comuns. Estima-se que 190 milhões de crianças sofrem de deficiência de vitamina A, que pode levar à cegueira, ao enfraquecimento do sistema imunológico e à morte. O diretor-geral do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz, Jean Balié, disse que a primeira aprovação global representa uma mudança importante na solução da desnutrição global. 

"Este marco coloca as Filipinas na vanguarda global do aproveitamento da pesquisa agrícola para abordar os problemas de desnutrição e impactos relacionados à saúde de forma segura e sustentável", disse ele. 

James Dale tem estado na vanguarda da biotecnologia vegetal australiana por décadas e atua como um distinto professor na QUT Brisbane University. O Dr. Dale considerou o anúncio emocionante para a indústria e disse que teve implicações para seu projeto de bioengenharia de banana para melhorar os níveis de vitamina A na África Subsaariana. “É uma tecnologia muito importante. É uma forma sustentável de produzir micronutrientes, neste caso a pró-vitamina A ”, afirmou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7