CI

Onda de calor na UE aumenta pedidos de pasta de tomate

Devido as fortes ondas de calor no verão europeu, as exportações de pasta de tomate da China aumentaram, ao invés de diminuir


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Desde o surto da Covid-19, o preço de custo na produção de tomate nas áreas produtoras chinesas tem aumentado, o que fez o preço de exportação da pasta de tomate aumentar também. Devido as fortes ondas de calor no verão europeu, as exportações de pasta de tomate da China aumentaram, ao invés de diminuir. 

A pasta de tomate é perfeita para receitas que exigem longo tempo de cozimento, como o molho de bolonhesa, por exemplo. A empresa Shadong Shagzhuo compra tomates no mercado interno e os transforma em pasta de tomate, vendido no mercado de exportação. Os tomates de campo aberto são utilizados na indústria de pasta de tomate, são colhidos desde o começo de agosto até o final de dezembro. 

Em relação ao preço, a pasta de tomate de Tianjin até Roterdã é de mais ou menos US$ 1.150, a empresa alega que as ondas de calor na Europa reduziram o volume de produção de tomate europeu, além disso o conflito entre a Rússia e Ucrânia elevaram o preço do custo de produção. Esses fatores estimulam a demanda no exterior pela pasta de tomate chinesa. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.