CI

Opinião: Aos que pedem tudo...

Pessoas “pidonhas” irritam seus colegas de trabalho


Por *Luiz Marins

Pessoas “pidonhas” irritam seus colegas de trabalho

Conheço pessoas “pidonhas”. Pedem tudo. Querem tudo. Não são capazes de viver ou trabalhar sem pedir coisas, favo-res, serviços às outras pessoas.

Essas pessoas são aquelas que nunca se responsabilizam totalmente por uma tarefa. Sempre têm que pedir ajuda. O pior é que essa ajuda, nem sempre é um simples auxílio. Querem mesmo é que a outra pessoa faça o trabalho para elas.
 
Pessoas “pidonhas” sempre se dizem ocupadas demais, atarefadas demais. Acho que a ocupação delas é pedir que as outras pessoas façam o que elas próprias deveriam fazer.

Há também pessoas “pidonhas” que pedem coisas emprestadas a todo mundo. Pedem desde um pedaço do seu san- duíche até a sua caneta ou mesmo dinheiro. Uma moça me disse ter uma colega de trabalho que pedia suas bolsas e sapatos emprestados para ir a festas.

Essas pessoas são literalmente viciadas em pedir.

Há ainda as que nem sequer pedem. Vão pegando as coisas dos outros sem sequer pedir licença. É um horror!

Não há quem suporte essas pessoas que fazem um grande mal ao ambiente de trabalho. Elas sabem que estão erradas, mas fazem de conta que não sabem e continuam com seu comportamento irritante.

Para se livrar dessas pessoas, muita gente tranca tudo em suas gavetas a chave. Esconde suas coisas para evitar
que esses “pidonhos” venham logo pedir emprestado.

É claro que se pode pedir ajuda e mesmo algo emprestado, mas há que se ter muito bom senso para não abusar do direito de pedir.

Pense nisso.

Sucesso!
 
PENSE NISSO:

- Você tem o hábito de pedir muitas coisas emprestadas?

- Você devolve o que emprestou nas mesmas condições que recebeu?

- Você tem consciência que as pessoas não gostam de emprestar suas coisas para estranhos, a não ser para amigos muito chegados e excepcionalmente?

- Você tem o hábito de mexer nas coisas de seus colegas de trabalho?

- Você agradece a quem lhe emprestou?
 
*Prof. Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Tem 25 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 500 vídeos e DVDs publicados; Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Segundo a imprensa especializada e consultorias, o Prof. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país.
Informações adicionais: www.marins.com.br, www.twitter.com/professormarins, www.facebook.com/programaprofessormarins

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.