CI

Orgânicos em grande escala são realidade

Isso ocorre porque a mecanização está chegando aos orgânicos


Foto: Eliza Maliszewski

A agricultura orgânica está evoluindo ao ponto em que a produção em grande escala começa a ser possível no Brasil, de acordo com a P&D da Rizoma Agro, Ana Clara Rocha. Segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), em 2020, a venda de produtos orgânicos teve crescimento de mais de 50% no Brasil, que vem se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos deste tipo.

“No começo da produção orgânica era tudo muito difícil e limitado em termos de tecnologia de produção e conhecimento. No entanto, com o aumento da disponibilidade de tecnologias, já é possível mapear e prever problemas pontuais e se antever em relação a problemas potenciais. Opções de produtos biológicos, diferentes tipos de adubos (nutrição) e número de ferramentas têm se expandido. Ainda existem limitações, mas o setor tem sinalizado positivamente que a demanda existe e a oferta está aumentando aos poucos com o uso de tecnologias e novos estudos”, declarou Ana Clara.

Segundo ela, antes a agricultura orgânica era muito ligada a agricultura familiar porque dependia muito de mão de obra. Grandes produtores não costumam ter número de funcionários em escala. Com a mecanização das operações dentro do orgânico, essa adesão por parte dos produtores maiores está se tornando cada vez mais comum. “Até mesmo o controle de plantas daninhas, que é uma das maiores dificuldades dentro do sistema orgânico de produção em termos de escala, passa a não ser um desafio como outrora. Existem outras tecnologias para fazer um controle automatizado”, reforça a P&D da Rizoma Agro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.