Ovo: um dos poucos alimentos que possui vitamina D em sua composição

Agronegócio

Ovo: um dos poucos alimentos que possui vitamina D em sua composição

Os principais assuntos da edição da Revista do Ovo.
Por:
502 acessos

Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, especialista em Nutrição Esportiva e Administração em Serviços de Nutrição e Dietética e membro fundador da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT) destaca em um artigo especial para a Revista do Ovo que a vitamina D é um nutriente que apresenta como função primária a manutenção de homeostase de cálcio e fósforo no organismo.

Evidências sugerem que células distribuídas ao longo do corpo, cerca de 3% (2), possuem receptores que participam do controle de funções essenciais à manutenção de homeostases sistêmicas, tais como crescimento, diferenciação e apoptose celular, regulação dos sistemas imunológicos, cardiovascular, musculoesquelético e metabolismo da insulina. 

Em seu artigo, ela destaca que a vitamina D é principalmente sintetizada na pele através da radiação solar e também pode ser obtida através do consumo de alimentos onde é encontrada, principalmente em produtos de origem animal como ovos e peixes de águas profundas. 

Estudo populacional NHANES publicado em 2010, relatava que 90% da população constituída por asiáticos, negros e hispânicos além de cerca de 60% da população branca sofriam de insuficiência de vitamina D. 

Clique AQUI, acesse gratuitamente o leitor digital da Revista do Ovo e veja o artigo completo. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink