Painel interativo revela desempenho do Seguro Rural
Ferramenta permite acompanhar prêmios, sinistros e apólices contratadas
Foto: Divulgação
A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) acaba de disponibilizar o painel “Panorama do Seguro Rural”, uma nova ferramenta interativa que reúne dados atualizados sobre o desempenho do seguro rural no Brasil. O dashboard consolida informações anuais e comparativos recentes entre arrecadação, indenização e número de apólices contratadas, permitindo uma leitura clara e acessível da evolução do mercado.
Com a solução, é possível acompanhar tendências por ano, comparar períodos de arrecadação e indenizações (com variação percentual) e gerar visualizações personalizadas para relatórios, apresentações e sites institucionais. O objetivo é ampliar a transparência do setor e apoiar a formulação de análises e políticas voltadas ao agronegócio, fortalecendo a cultura de gestão de risco no campo.
Acesse aqui.
Para Alexandre Leal, diretor Técnico, de Estudos e Relações Regulatórias da CNseg, o Seguro Rural não é apenas uma política de cobertura, mas um instrumento estratégico para o agronegócio brasileiro ganhar em resiliência, competitividade e segurança, especialmente frente aos desafios climáticos que se intensificam.
No atual cenário do agronegócio nacional, cresce a demanda por instrumentos de proteção financeira que garantam estabilidade a produtores, cooperativas e agentes do crédito rural. O seguro rural se consolida como uma das principais ferramentas de mitigação de perdas provocadas por fatores climáticos, de mercado e estruturais, em um setor que responde por parcela expressiva do PIB brasileiro.
Para produtores, jornalistas, cooperativas, seguradoras, corretores e instituições financeiras, o novo painel representa um avanço em transparência e planejamento, permitindo mapear tendências regionais, avaliar o impacto das políticas de subvenção e identificar oportunidades de expansão do seguro no país.
O painel está disponível no site institucional da CNseg, no menu “Serviços”. Nele, o usuário pode filtrar as informações por ano, modalidade, região e tipo de cultivo, além de acessar relatórios complementares e guias metodológicos que orientam a interpretação dos dados.
“Com esta iniciativa, reforçamos o compromisso da CNseg em oferecer informações qualificadas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e para o fortalecimento do mercado segurador”, destaca Leal, acrescentando que este painel “é uma entrega que está alinhada aos objetivos do PDMS (Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros) de disponibilizar informação de qualidade à sociedade”.