CI

Países do Cone Sul avaliam riscos climáticos na agricultura

IICA reúne especialistas dos quatro estados membros da região para debater estratégias para a adaptação do setor às variabilidades do clima


IICA reúne especialistas dos quatro estados membros da região para debater estratégias para a adaptação do setor às variabilidades do clima

A agricultura é considerada uma atividade sensível, uma vez que está exposta a riscos de origens múltiplas e diversas. O IICA tem manifestado, em diversos debates e sob várias circunstâncias, sua preocupação em dispor de estratégias e instrumentos para a gestão desses riscos, de tal maneira que os produtores tenham condições de tomar melhores decisões.


No último dia 1o de dezembro, o IICA colocou em destaque o tema dos riscos climáticos na agricultura, durante um seminário internacional, realizado na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)em Brasília.

O debate focou os primeiros estudos desenvolvidos no âmbito do Projeto Avaliação de Riscos Climáticos na Agricultura. Nessa ocasião, falou-se da institucionalidade relacionada à Meteorologia e a Agricultura da região sul.

Participaram do encontro delegações integradas por pontos focais do IICA no Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai quatro países, formadas por diretores das instituições nacionais de meteorologia e os consultores contratados. Pelo Brasil participou o diretor do INMET, Divino Moura, e técnicos do órgão.
Segundo Manuel Otero, Representante do IICA no Brasil, “a Região vem avançando de maneira significativa no conhecimento da variabilidade e as mudanças climáticas, com instituições organizadas e potentes”.


O projeto é financiado pelo Fundo Concursável da Direção Geral do IICA para Projetos de Cooperação Técnica (FonDG, sigla em espanhol), uma iniciativa anual voltada a destinar recursos próprios do IICA ao financiamento de projetos, que opera como capital semente, e procura alianças estratégicas com os países, bem como o incentivo a recursos de outras organizações dos países membros, ou internacionais.
Santiago Cayota, especialista do IICA no Uruguai e coordenador do FonDG, explicou que “o Fundo foi criado a partir de janeiro último e que anualmente se fará um novo chamado para inscrição de projetos”. Destacou que “podem se inscrever iniciativas executadas em dois ou mais países de qualquer das cinco regiões do IICA: Andina, Caribe, Central, Norte e Sul”.



Além do projeto de Avaliação de Riscos Climáticos, a Representação do IICA no Brasil participa diretamente em outros dois projetos do FONDG, “Gestão Social de Territórios Rurais” e “Combate á Mosca da Carambola”, em aliança com países fronteiriços.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.