CI

Países produtores de feijão são grandes consumidores

A cultura do feijão é praticada em aproximadamente 100 países e o mercado mundial movimenta, anualmente, cerca de 19 milhões de toneladas do grão


A cultura do feijão é praticada em aproximadamente 100 países e o mercado mundial movimenta, anualmente, cerca de 19 milhões de toneladas do grão, com o Brasil sendo o maior produtor e consumidor do produto. Apesar do elevado número de espécies e variedades, não há muito interesse comercial no âmbito mundial.


Entre os países do primeiro mundo, o consumo é pequeno e quase todos os países produtores são também grandes consumidores, o que torna o excedente exportável irrisório. No que se refere à preferência por tipos, variedades e classes, os hábitos alimentares são bastante diversificados entre os países, e mesmo entre regiões de um mesmo país. Cerca de 3/4 da produção mundial é oriunda de apenas sete países. Entre os grandes produtores estão a China, o México, os EUA, Myanmar e a Indonésia.


No Mercosul, a produção de feijão ficou em 3,3 milhões de toneladas, em média, nos últimos quatro anos. O Brasil lidera o ranking, seguido da Argentina. A totalidade do feijão preto do país vizinho é exportado, tendo o Brasil como um dos maiores compradores. Já os espanhóis são clientes do feijão branco e cerca de 90% da produção é exportada.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.