Paraná se destaca na vitivinicultura nacional
O Paraná tem quase seis mil hectares de parreiras, das quais se colhe cem mil toneladas de uva por ano
Uma atividade agrícola que vem se destacando no Paraná é a vitivinicultura. Embora não seja o líder de produção nacional, o Estado ocupa a quarta colocação na produção de uvas, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.
No Paraná, são produzidas, principalmente, duas variedades da fruta: a uva fina de mesa, cujas características são a delicadeza, a exigência e a necessidade de se utilizar técnicas mais apuradas, e a uva rústica de mesa, que se adapta melhor frente às adversidades, mas que também precisa de certos cuidados na hora de produzir.
Há ainda, em menor escala, a produção de uvas rústicas voltadas para a agroindústria, utilizadas para a fabricação de vinhos, sucos e geleias. A produtividade média do Paraná é de 17,5 toneladas de uva por hectare, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 5,9 mil hectares, colhe-se 100 mil toneladas por ano.
De acordo com o agrônomo e responsável pelo setor de fruticultura do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria da Agricultura e de Abastecimento do Paraná (Seab), Paulo Fernando de Souza Andrade, são quase seis mil hectares de parreiras em todo o Paraná.
"A produção de uvas de mesa ocupa a maior parte dos 5,9 mil hectares, com uma área equivalente a 3,8 mil hectares. A área utilizada para a agroindústria é de 2,1 mil hectares", informa.
Presente em quase todo o Estado, as regiões que mais se destacam na produção de uvas são o noroeste e norte, principalmente o município de Marialva, distante 18 quilômetros de Maringá, responsável por pouco mais de 50% da produção estadual.
O oeste e sudoeste têm grande importância, porém, em uma atividade voltada mais para a produção de vinhos. A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também conta com uma boa produção, principalmente Colombo, Campo Largo e São José dos Pinhais.
"Exceto pelo nosso litoral, em todas as outras regiões há presença da vitivinicultura. As uvas com maior presença no Estado de uvas finas de mesa são as variedades Itália, Rubi, Benitaka e Brasil. Entre as uvas rústicas, as mais produzidas são a Niágara rosada e branca e Bordeaux (terci)", informa.
Conteúdo exclusivo para Cadastrados
Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.
Não tem conta? Cadastre-se aqui