CI

Parceria entre Inmet e Inpe traz mais precisão ao produtor

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, enfatizou que a parceria vai beneficiar também a agricultura familiar


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência e Tecnologia, firmaram nesta quinta-feira (23-11|) uma parceria para melhorar a qualidade do monitoramento e previsão de tempo e clima nos Países da América Latina.

De acordo com o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, a parceria formaliza o trabalho cooperativo que já estava sendo realizado entre os dois institutos.

Esse trabalho vai permitir que o agricultor brasileiro disponha de informações que lhe permita tomar decisões mais conscientes. “Cada vez mais, no mundo todo, as informações meteorológicas permitem ao agricultor se preparar para o futuro”, disse.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, enfatizou que a parceria, que também contará com o apoio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vai beneficiar também a agricultura familiar.

Para agricultura brasileira, principalmente a agricultura familiar, que depende da água da chuva, é muito importante o agricultor saber com precisão e com antecedência quando vai chover. Com isso, ele planta na época correta e vai fazer toda a plantação sabendo o que ele tem pela frente, afirmou.

A melhoria na previsão do tempo, segundo o ministro da Agricultura, será rápida, já que os dois institutos possuem equipamentos de última geração. Atualmente, o Brasil conta com 200 estações meteorológicas de alta qualidade, e até o ano que vem novas 500 estações já devem estar funcionando.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.